Um homem morreu na manhã desta sexta-feira (26) após mergulhar em uma praia de Arraial do Cabo. A vítima foi identificada como Allan Linhares e era moradora da cidade.
Informações extraoficiais dão conta que, momentos antes de entrar no mar, Allan conversava com banhistas e proferia frases como “Deus é fiel” e “Ele liberta”. Em seguida, ele teria retirado as roupas, ficado nu e entrado na água.
Ao perceberem que o rapaz estava se afogando, banhistas realizaram a tentativa de socorro, que durou cerca de 20 segundos. Quando foi retirado do mar, ainda segundo testemunhas, ele apresentava grande quantidade de espuma saindo pela boca e pelo nariz.
Apesar das tentativas de reanimação, a vítima não resistiu.
Em nota, a Prefeitura de Arraial do Cabo afirmou que o homem foi resgatado da água na Prainha por guarda-vidas e recebeu os primeiros socorros até a chegada da ambulância. Ele foi encaminhado ao Hospital Geral de Arraial do Cabo (HGAC), mas infelizmente não resistiu.
Apesar de relatos de populares sobre espuma saindo da boca da vítima e especulações sobre envenenamento, a equipe médica do hospital esclareceu que esse quadro é compatível com afogamento grave. Segundo os profissionais, a presença de espuma abundante na boca e no nariz pode indicar aspiração de água e edema pulmonar agudo secundário à insuficiência respiratória.
Especialistas classificam o afogamento em graus de severidade de 1 a 6. Nos níveis mais altos (graus 4 a 6), a vítima pode apresentar sintomas intensos, como dificuldade respiratória, espuma nas vias aéreas e até parada cardiorrespiratória.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.