Um homem em situação de rua foi flagrado dormindo com as partes íntimas expostas em frente à Praça da Bíblia, no Centro de Araruama, na madrugada desta segunda-feira (31). A cena foi registrada por um morador por volta das 4h15.
De acordo com o denunciante, o homem estava deitado no chão, dormindo. Ele relatou que ficou nervoso com a situação, com receio de que o indivíduo acordasse, e destacou que o local é passagem frequente de mulheres que se dirigem ao trabalho durante a madrugada e o início da manhã.
O morador contou ainda que se dirigiu à cabine da Guarda Civil Municipal instalada nas proximidades para relatar o ocorrido, mas não encontrou nenhum agente no local naquele momento. Ele mencionou também que a cena ocorreu no mesmo local em que recentemente um casal em situação de rua foi flagrado transando.
A situação registrada pode ser enquadrada como atentado ao pudor, previsto no artigo 233 do Código Penal, que trata da prática de ato obsceno em local público ou acessível ao público. Mesmo que o homem estivesse dormindo, o fato de estar com as partes íntimas expostas em via pública configura uma violação da norma legal, especialmente por se tratar de um espaço com circulação de pedestres.
O Portal RC24h entrou em contato com a Prefeitura de Araruama para saber como é feita a abordagem de pessoas em situação de rua e quais medidas serão adotadas para evitar esse tipo de ocorrência.
Em resposta, o município enviou a seguinte nota:
“A Prefeitura de Araruama, através das Secretarias de Política Social e de Segurança, está ciente do ocorrido e tem tomado as providências necessárias para atender as pessoas em situação de rua. A administração municipal segue empenhada em oferecer apoio e dignidade a essas pessoas.
O Sítio Nova Vida, inaugurado em 6 de fevereiro de 2023, é um exemplo das ações realizadas. Esse projeto social oferece abrigamento temporário, oficinas de geração de renda, acesso a serviços de saúde, educação e outros direitos, para pessoas em situação de rua no município. O Sítio tem capacidade para 32 pessoas e 4 famílias. Para participar, os interessados devem ser encaminhados pelo Centro POP, que faz a avaliação técnica.
O Centro POP também oferece apoio com alimentação, banho, serviços de higiene, documentos e encaminhamentos para outros serviços essenciais. A equipe realiza abordagem noturna e mensal e buscas ativas durante o dia. Está localizado na Travessa Carmelita Oliveira, nº 03 – Centro, e pode ser contatado pelo telefone (22) 99804-5429 ou e-mail centropopararuama@gmail.com.
A Prefeitura de Araruama segue comprometida em melhorar a qualidade de vida e garantir os direitos de quem mais precisa”
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).