A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (21) a 2ª fase da Operação Oasis 14, que teve como alvo oito cidades do Rio de Janeiro e também São Paulo. Um dos municípios onde a ação ocorreu foi São Pedro da Aldeia, onde um homem teria sido preso em flagrante. A operação contou com o apoio da Caixa Econômica Federal (CEF).
Ao todo, foram cumpridos 26 mandados de prisão e 28 de busca e apreensão. As investigações, iniciadas em maio de 2024, revelaram a existência de uma organização criminosa estruturada para fraudar o sistema financeiro nacional e programas sociais, com a criação de mais de 330 empresas de fachada.
Segundo a PF, o grupo utilizava documentos falsos, inseria pessoas de baixa renda como “laranjas” e até sócios “fantasmas” em empresas fictícias. Também simulava movimentações financeiras, usava imóveis reais como fachada e contava com o auxílio de bancários para abertura de contas e concessão de empréstimos irregulares.
A apuração identificou ainda a participação de seis funcionários da Caixa e quatro de bancos privados. O cruzamento de dados realizado em conjunto com a CEF apontou cerca de 200 operações fraudulentas, que somaram R$ 33 milhões de prejuízo documentado apenas contra a Caixa. O impacto total ao sistema financeiro nacional é estimado em R$ 110 milhões.
A investigação teve o apoio da Corregedoria e da Centralizadora Nacional de Segurança e Prevenção à Fraude da Caixa Econômica Federal.
Outras informações serão divulgadas em breve.

Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.