Um homem foi picado por uma cobra da espécie Jararaca em Búzios, na tarde desta terça-feira (18). A vítima estava pescando com alguns amigos em uma área entre as praias Forno e Brava, quando foi surpreendida pelo animal.
O homem foi socorrido inicialmente por um Guarda Vidas, identificado como Guilherme, e depois levado para o Hospital Municipal Dr. Rodolpho Perissé (HMDRP) para avaliação médica. A Polícia Militar também prestou apoio no resgate, abrindo caminho no trânsito com triciclos e o giroflex ligado.
Até o momento, não há informações detalhadas sobre o estado de saúde do pescador, apenas que ele foi transferido para outra unidade de saúde.
A jararaca (Bothrops jararaca) é uma das serpentes mais comuns do sudeste Brasil. Os principais sintomas da picada de uma jararaca adulta em humanos são dor e inchaço local, às vezes com manchas arroxeadas e sangramento no ferimento. Também podem ocorrer sangramentos em mucosas como nas gengivas. As complicações podem provocar infecção e necrose na região da picada e insuficiência renal.
De acordo com o Ministério da Saúde, a espécie é a maior causadora de acidentes com cobras no país, o que representa 69,3% das picadas registradas no Brasil, e é responsável por mais de 90% dos casos no estado de São Paulo, de acordo com informações do Hospital Vital Brazil, que atende vítimas de acidentes ofídicos no Butantan.
*Foto ilustrativa.
*Com informações da Folha de Búzios.