Mais de seis anos após a morte do policial militar Luiz Paulo Costa da Silva, um dos acusados pelo crime foi condenado a mais de 32 anos de prisão em regime fechado. A decisão foi tomada pelo Tribunal do Júri na terça-feira (6), após julgamento realizado em Cabo Frio.
Vitor Santos Maia, conhecido como Vitinho, foi condenado pelo homicídio do policial, além de associação criminosa e porte de munições de uso restrito. A condenação foi obtida pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 2ª Promotoria de Justiça Criminal de Cabo Frio.
De acordo com a denúncia do MPRJ, o crime aconteceu em fevereiro de 2020, quando Luiz Paulo saía do trabalho. Na ocasião, o carro em que ele estava foi interceptado por criminosos, que fizeram vários disparos de fuzil contra a vítima.
Além de Vitor, outras quatro pessoas foram denunciadas pelo caso. Segundo as investigações, os acusados são apontados como integrantes de uma associação criminosa com atuação no bairro Manoel Corrêa e ligação com a Penitenciária Gabriel Ferreira de Castilho, localizada em Bangu, na Zona Oeste do Rio.
Durante o julgamento, o Conselho de Sentença acolheu integralmente os pedidos da Promotoria. Os jurados reconheceram que o homicídio foi cometido com emprego de meio cruel e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima. Também foi reconhecido que o crime foi praticado contra um policial militar no exercício da função.
A condenação de Vitor foi estabelecida em regime fechado, mas as informações divulgadas pelo MPRJ não detalham o andamento dos processos envolvendo os outros quatro denunciados.
A reportagem tentou contato com a defesa do condenado, mas não conseguiu localizar os representantes. O espaço segue aberto para manifestação.
Jornalista pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi e graduada em Comunicação Social pela Universidade Veiga de Almeida.
Repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023. Também é repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora e criadora de conteúdo para Web 3.0.
Atuou como produtora e repórter na Lagos TV, coordenadora de programação na InterTV - afiliada Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, categoria web.






