13/10/2025 — 13:19
  (Horário de Brasília)

Hemolagos faz apelo por doações de sangue tipo O negativo em Cabo Frio

Unidade que atende nove municípios da Baixada Litorânea está com o estoque zerado às vésperas do feriado da Semana do Saco Cheio, quando aumenta a demanda por transfusões

Compartilhe

O Hemolagos, unidade de coleta e distribuição de sangue que atende nove municípios da Baixada Litorânea, emitiu um alerta nesta semana: o estoque de bolsas de sangue do tipo O negativo está zerado. O pedido de doações é urgente, especialmente diante da proximidade da Semana do Saco Cheio, período de feriado prolongado em que a Região dos Lagos costuma receber grande número de turistas e, consequentemente, registrar aumento na demanda por atendimentos médicos e transfusões.

Por ser considerado doador universal, o tipo O negativo é essencial em situações de emergência, já que pode ser utilizado em pacientes de qualquer outro tipo sanguíneo. Segundo o Hemolagos, pessoas com esse tipo terão prioridade no atendimento durante o período crítico.

A direção da unidade reforça que doar sangue é um ato simples, seguro e capaz de salvar vidas. O processo leva poucos minutos e pode fazer a diferença em casos de acidentes, cirurgias ou tratamentos que exigem transfusões.

O Hemolagos funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, na Avenida Barão do Rio Branco, nº 88, bairro Passagem, em Cabo Frio.

Quem pode doar:

  • Idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 com autorização do responsável);
  • Peso mínimo de 50 kg;
  • Estar saudável, bem alimentado, não ter ingerido álcool nas 12 horas anteriores e ter dormido pelo menos 6 horas;
  • Apresentar documento oficial com foto;
  • Respeitar o intervalo de 60 dias entre doações para homens e 90 dias para mulheres.
540784618 25458278827094556 134649635805596670 n
MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias