O Hemolagos alcançou nesta semana um marco inédito para a saúde pública da Baixada Litorânea: passou a produzir bolsas de sangue pediátricas para o atendimento de crianças em situação de urgência, principalmente do Hospital Pediátrico Lagos (HP Lagos). Essa conquista torna o atendimento mais ágil, seguro e independente do HEMORIO, evitando longas viagens até a capital que colocavam vidas em risco devido ao atraso no início de terapias transfusionais para os pacientes mais vulneráveis.
A nova estrutura permite que os tratamentos transfusionais pediátricos sejam feitos com mais agilidade, segurança e autonomia local, beneficiando diretamente o sistema público de saúde da região.
Além disso, a conquista reforça o desempenho do Hemolagos em âmbito estadual. A unidade ocupa hoje o 2º lugar em volume de coletas e atendimento a doadores entre todas as unidades do interior do estado e está em 5º lugar geral no ranking das 27 unidades de hemoterapia do Rio de Janeiro, segundo dados da Hemorrede estadual.
Essa conquista só foi possível graças à modernização dos equipamentos e protocolos técnicos do hemocentro. Entre os destaques:
- Novos homogeneizadores na sala de coleta, com interfaceamento digital de todo o processo, garantindo mais segurança, padronização e rastreabilidade desde o início da doação;
- Fracionadoras automáticas, que separam com precisão os componentes do sangue, viabilizando o preparo de bolsas infantis;
- Conexão estéril com o equipamento Stereo Connection, essencial para o manuseio das bolsas pediátricas;
- Bolsas pediátricas desleucocitadas, com filtragem que reduz os leucócitos, eliminando o risco de reação transfusional febril não hemolítica — uma medida vital para a segurança dos bebês e crianças internadas;
- Implantação de protocolo rigoroso para uso exclusivo de sangue tipo O positivo ou O negativo em recém-nascidos, com foco em doadores regulares e parceiros, que oferecem maior confiabilidade e segurança ao processo transfusional.
Compromisso com vidas
“Esse avanço é resultado da dedicação de toda a equipe do Hemolagos, dos captadores e, principalmente, dos nossos doadores voluntários. Cada doação salva uma vida — e agora, com ainda mais eficiência, salvamos as vidas mais frágeis: as das nossas crianças”, afirma o diretor Antônio de Pádua.
A expectativa é que o número de bolsas pediátricas produzidas aumente progressivamente, conforme a demanda do HP Lagos e demais unidades que atendem pacientes infantis em situações críticas.
O Hemolagos segue atuando com excelência, humanidade e responsabilidade, garantindo um serviço público comparável aos melhores do estado e reforçando seu papel como protagonista no fortalecimento da saúde pública da Baixada Litorânea.
Sobre o Hemolagos
O Hemolagosé o único banco de sangue que atende especificamente aos pacientes do SUS em nove municípios da região da Baixada Litorânea II: Arraial do Cabo, Araruama, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Casemiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, Saquarema e São Pedro da Aldeia.
Localizado na Rua Barão do Rio Branco, 88, Passagem – Cabo Frio, funciona de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas para doação de sangue. Atualmente, é presidido por Jorge Luiz Diniz Moura Filho e tem como diretor técnico o médico hematologista, Dr. Antônio de Pádua Passos de Freitas.
