A orla de São Pedro da Aldeia ganhará mais uma atração turística em homenagem à Aviação Naval Brasileira. Nesta sexta-feira (16), foi realizada uma operação especial para instalar, de forma estática e permanente, o helicóptero de modelo Sikorsky SH-3 Seaking às margens da Rodovia RJ-140, ao lado do letreiro “Eu amo São Pedro da Aldeia”. A ação mobilizou agentes da Prefeitura aldeense e militares da Marinha do Brasil.
O prefeito Fábio do Pastel acompanhou de perto toda a operação, ao lado do Comandante da Força Aeronaval, Vice-almirante Augusto José da Silva Fonseca Junior, o Chefe de Estado Maior do Comando da Força Aeronaval, Capitão de Mar e Guerra (fuzileiro naval) Jonathan, e do Comandante da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, o Capitão de Mar e Guerra Diogo Melo.
O procedimento iniciou na quinta-feira (15), às 23h40, com a saída do helicóptero da Base Aérea Naval (BAeNSPA) e continuou durante a manhã desta sexta-feira (16). Trechos das Rodovias RJ-106 e RJ-140 foram interditados temporariamente para o transporte. A Secretaria de Serviços Públicos é a responsável pela construção do pedestal onde o helicóptero está exposto.
A iniciativa é fruto da parceria entre a Prefeitura de São Pedro da Aldeia e o Comando da Força Aeronaval, da Marinha do Brasil.
Também estiveram presentes o secretário de Serviços Públicos, Raimundo Teixeira, e o secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano, Fernando Frauches, o chefe de gabinete, Moisés Batista, além de agentes da Guarda Civil Municipal.
Fabricados pela empresa Sikorsky no final dos anos 50, o modelo SH-3 Seaking chegou ao país em abril de 1970 e operou até 2012. Desde 2014, foi incorporado ao acervo do Museu Aeroespacial. Em São Pedro da Aldeia, o modelo ficou exposto no estacionamento da Escola Almirante Carneiro Ribeiro, localizada no bairro Estação.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).