Durante os quatro dias do feriadão da Independência, as equipes de Guarda-vidas de Búzios realizaram 24 resgates de vítimas de afogamento nas praias do município, além de 425 prevenções efetivas em corrente de retorno, apesar da alta movimentação de visitantes.
Os dados são da Secretaria de Segurança e Ordem Pública e foram divulgados nesta terça-feira (12). Mesmo com a grande presença de turistas, conforme a pasta, o município tem se destacado no cenário nacional por sua eficácia na educação e prevenção de afogamentos.
Desde 2021 que nenhum óbito por afogamento foi registrado em Búzios. No entanto, houve um incidente registrado na Brava, onde uma pessoa caiu no costão rochoso.
No feriadão, a maioria dos resgates foi feita na praia de Geribá, com 16 pessoas salvas. A equipe de salvamento também auxiliou três crianças e uma idosa que estavam perdidas.
Tucuns teve três resgates e Caravelas registrou cinco. Já na Brava, teve uma queda no costão rochoso, porém sem óbito.
DADOS NACIONAIS
No Brasil, 6 mil pessoas se afogam anualmente, sendo esta a principal causa de morte entre crianças de 1 a 4 anos, a segunda entre 5 a 9 anos e a terceira entre 10 a 14 anos.
Quatro crianças perdem a vida diariamente por afogamento no país, e a cada 90 minutos, um brasileiro morre afogado. A cada dois dias, um turista torna-se vítima de afogamento.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).