Agentes da Guarda Civil Municipal de Cabo Frio encontraram, na manhã desta quinta-feira (6), acampamentos improvisados, lixo acumulado e um foco de incêndio em áreas de dunas e restinga da cidade. A ação foi realizada pelo Grupamento Operacional de Praia (GOP) durante uma ronda de fiscalização ambiental.
De acordo com a corporação, a equipe se dirigia a uma denúncia de irregularidades na região das dunas do Braga quando flagrou um homem colocando fogo em fios de cobre para retirar o material. A fumaça podia ser vista de longe. Os agentes ordenaram que ele apagasse o fogo com areia, mas o suspeito fugiu do local logo em seguida. O cobre e outros objetos encontrados foram apreendidos.
Em outro ponto da área, os guardas identificaram acampamentos montados em meio à vegetação, com garrafas, lonas, travesseiros e vestígios de drogas. Ninguém foi localizado. O material foi recolhido, e a Comsercaf foi acionada para fazer a limpeza da região.
Durante uma ronda na Duna Boa Vista, próxima à Praia do Forte, a situação se repetiu. Um novo acampamento foi encontrado, também cercado de lixo, e um grupo foi flagrado consumindo drogas. Os agentes dispersaram os suspeitos e recolheram os objetos deixados para trás.
Segundo a Guarda, ações como essa são feitas com frequência para coibir ocupações irregulares e evitar incêndios nas áreas de preservação da cidade. Acampamentos e queimadas em dunas e restingas são proibidos por lei e representam risco de degradação ambiental.
Denúncias sobre situações semelhantes podem ser feitas pelo telefone 153, canal oficial da Guarda Civil Municipal.



















