O Grupamento da Guarda Marítima e Ambiental, da Guarda Civil Municipal de Cabo Frio, resgatou nesta sexta-feira (31) 11 cães em uma residência na Rua Fagundes Varela, no bairro São Cristóvão.
No local, os agentes encontraram cinco cães adultos e seis filhotes, acorrentados e com espaço limitado para locomoção. Um dos cães é paraplégico.
“Os cães estavam com muita fome, estressados, e um deles é paraplégico, vamos avaliar a viabilidade de tratamento, porque ele não pode permanecer assim no canil. A mulher foi presa, e a situação era realmente horrorosa: sem luz, sem água, os animais presos com correntes no alto, correndo risco de enforcamento”, relatou Fenela Assed, superintendente do Canil Municipal, que recebeu a denúncia e acionou os agentes.
Os cães foram levados à Fazenda Campos Novos, onde funciona o Canil Municipal, e receberam os primeiros cuidados. Na segunda-feira (3), passarão por avaliação médica veterinária mais detalhada. Eles serão castrados e depois disponibilizados para adoção. A responsável pela residência foi conduzida à 126ª Delegacia de Polícia e presa em flagrante.
O superintendente do Grupamento Marítimo e Ambiental, Ricardo Medina, comentou a ação: “Nosso papel é proteger, não só as pessoas, mas também os animais. Quando agimos com rapidez e sensibilidade, conseguimos mudar o destino de seres que dependem de nós. É isso que nos move. Agora esses animais estão em local seguro”.
Denúncias de maus-tratos devem ser feitas à Polícia Civil, por se tratar de crime.










