A Guarda Civil Municipal (GCM) de Cabo Frio convida a população para a retomada do Projeto de Jiu-Jitsu nesta segunda-feira (11), às 18h. As aulas gratuitas são voltadas para crianças, jovens e adultos, e acontecem na sede da corporação, localizada em São Cristóvão. A reinauguração será aberta ao público.
O projeto social visa promover a integração entre o poder público e a comunidade, contribuindo para a saúde, autoestima e bem-estar dos participantes. Além disso, oferece uma alternativa saudável para crianças e adolescentes, ajudando na formação de caráter, disciplina, hierarquia e respeito.
“Esse projeto, que começou com a dedicação de nossos guardas civis, hoje é um exemplo de como o esporte pode transformar vidas, especialmente das crianças e adolescentes que encontram aqui uma oportunidade de aprendizado e crescimento pessoal”, explicou o superintendente de Ensino e Instrução, Inspetor 2ª Classe Douglas Ribeiro.
Como participar?
Os interessados devem comparecer à sede da GCM e procurar a Coordenação do Centro de Treinamento. Para crianças e adolescentes, é necessário estar regularmente matriculado em uma unidade de ensino, apresentar frequência escolar e atestado médico. Já os adultos precisam apenas de um atestado médico. Todos os participantes devem preencher uma ficha de autorização para uso de imagem e participação no projeto. A idade mínima para participar é de cinco anos.
Sobre o projeto
O projeto começou em 2015, quando um grupo de guardas civis buscava aprimorar suas técnicas de defesa pessoal, mobilização e atendimento ao público. A iniciativa nasceu do esforço coletivo desses agentes, que compraram o primeiro tatame com recursos próprios e começaram a treinar durante as folgas. Em 2017, com o apoio do comando da época e do atual comandante, GCM Adson, o projeto foi oficializado, tornando-se uma referência na corporação.
Ao longo dos anos, o projeto se expandiu, alcançando a comunidade e oferecendo, além do jiu-jitsu, modalidades como taekwondo, karatê e outras práticas voltadas à defesa pessoal.
“Com o apoio da atual gestão e do prefeito Dr. Serginho, o projeto vai crescer ainda mais, alcançando mais pessoas e transformando vidas. A Guarda agradece a todos que contribuíram para o desenvolvimento desta iniciativa e reforça o convite para que a população participe e acompanhe de perto esse importante projeto social”, destacou o comandante e inspetor-geral da Guarda, Adson Lopes.
O secretário de Segurança e Ordem Pública, Leandro Carvalho, ressaltou a relevância do projeto para a cidade. “É uma grande satisfação retomar o Projeto de Jiu-Jitsu da Guarda Civil Municipal, uma iniciativa que reforça nosso compromisso com a segurança, a formação cidadã e a integração com a comunidade.”
A sede da Guarda Civil Municipal está localizada na Rua Governador Valadares, 326 – São Cristóvão.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).