Nesta semana, 24 agentes da Guarda Civil de Araruama concluíram o Curso de Capacitação em Polícia de Choque, promovido em parceria com a Secretaria de Estado de Polícia Militar (SEPM) e o Batalhão de Choque da PMERJ. A iniciativa integrou o Projeto Choque Itinerante, criado para ampliar a difusão de conhecimento técnico entre as forças municipais e estaduais, por meio de instruções práticas e assistência especializada.
O treinamento, iniciado na segunda-feira (29), incluiu aulas de defesa pessoal, técnicas de imobilização, combate corpo a corpo e procedimentos de controle de distúrbios civis, como formações, progressão e contenção. Os agentes também aprenderam o uso e manejo de equipamentos não letais, como taser, spray de pimenta, sinalizadores, granadas, gás lacrimogêneo, espargidores e munições fumígenas. Durante o curso, vivenciaram na prática os efeitos de alguns desses recursos e treinaram técnicas de descontaminação.
Outro ponto de destaque foi a instrução em Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APH), voltado para situações de alto risco, como operações policiais. Os guardas receberam orientações sobre o uso de torniquetes e protocolos de atendimento médico emergencial. Além disso, realizaram disparos com espingarda calibre 12 com munição de borracha, abordagens a veículos e pessoas, e táticas específicas de Operações de Controle de Distúrbios.
O encerramento, nesta sexta-feira (3), contou com simulações integradas que reuniram todos os conteúdos aprendidos e, em seguida, a cerimônia de formatura.
A capacitação faz parte do Projeto Segurança em Foco, desenvolvido pela Prefeitura por meio da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil. O objetivo é aprimorar a capacidade de resposta da Guarda Civil, ampliar a atuação preventiva e contribuir para um modelo de segurança pública mais eficiente e alinhado às necessidades da população de Araruama.






Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.