A Guarda Ambiental de São Pedro da Aldeia, em parceria com a Guarda Civil Municipal e o 25º Batalhão de Polícia Militar, realizou uma operação de fiscalização e combate à pesca ilegal na Lagoa de Araruama na última terça-feira (2). O objetivo da ação foi garantir o defeso de crustáceos no município e proteger a reprodução das espécies nativas.
Os agentes ambientais inspecionaram diversos pontos de desembarque de pescado na cidade, passando pelos bairros Porto da Aldeia, Mossoró e pelos ranchos de pesca do Camerum. O Defeso, período estipulado por lei em que a pesca é proibida na Lagoa de Araruama, visa garantir a reprodução das espécies nativas sem interferência humana, como a pesca.
Durante a operação, não houve apreensões registradas, mas a ação é importante para conscientizar os pescadores sobre a importância da proteção da fauna e da flora local. Vale ressaltar que o período de Defeso do camarão passou por alterações e agora acontece de 1º de abril a 30 de junho, visando proteger a época de recrutamento do animal e possibilitar a pesca artesanal na Lagoa de Araruama quando os camarões estiverem maiores. Antes, o período de defesa era o mesmo dos peixes, de 1º de agosto a 31 de outubro.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.