Um jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris) adulto, medindo 1,75m e pesando cerca de 40kg, foi resgatado pela Guarda Ambiental de Saquarema na tarde desta segunda-feira (11). Segundo a ocorrência, o animal foi encontrado em frente a uma residência no bairro Leigo, na região da Turfa.
Conforme a Guarda Ambiental, após ser avaliado e constatado que o réptil estava em perfeito estado de saúde, ele foi capturado e reinserido em uma área de preservação ambiental. Este é o segundo resgate de jacaré-de-papo-amarelo realizado pelos agentes em menos de uma semana, após um caso similar no bairro Sampaio Corrêa.
De acordo com especialistas, a temporada de chuvas intensas e o período de reprodução são fatores que contribuem para o aumento de aparições da espécie em áreas urbanizadas. A força das águas altera o habitat dos jacarés, forçando-os a buscar refúgio em locais elevados, como ruas e quintais, além de se deslocarem mais em busca de parceiros reprodutivos.
Os jacarés-de-papo-amarelo, que podem viver até 50 anos, são essenciais para o equilíbrio ecológico, exercendo controle biológico sobre outras espécies. Habitam ambientes como pântanos, charcos, rios e riachos, com uma forte ligação a áreas de vegetação aquática densa. Sendo animais de hábitos noturnos, costumam se agrupar durante o dia para tomar sol e, quando adultos, podem medir mais de dois metros de comprimento.
A Guarda Ambiental reforça que é fundamental não tentar resgatar esses animais por conta própria. O procedimento de captura exige treinamento e equipamentos adequados. Caso a população aviste um animal silvestre, deve acionar a Guarda pelo telefone 22 99279-0540, mantendo uma distância segura e apenas observando sua localização até a chegada das autoridades.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.