A Guarda Ambiental de Saquarema, ao longo da última semana, realizou o resgate de três espécies de animais em situações de perigo distintas.
Na quinta-feira (18), um Gavião-caboclo foi encontrado ferido em um sítio no bairro da Mombaça e uma Coruja-orelhuda foi resgatada dentro de um galinheiro no bairro da Alvorada, ambos sem condições de voar devido a lesões nas asas.
No dia seguinte, sexta-feira (19), uma Cobra Coral verdadeira foi localizada em Barra Nova. Cada um desses animais foi encontrado por moradores, que alertaram os agentes.
Após o resgate, os animais foram encaminhados até o Instituto BW, uma ONG parceira dedicada à preservação e reabilitação de animais selvagens.
ENTENDA SOBRE OS ANIMAIS
O Gavião-caboclo, que pode medir até 55 cm, é conhecido por sua tática de sobrevivência diante de incêndios, onde espera pacientemente para capturar pequenos vertebrados e insetos em fuga. Ele é, às vezes, referido como gavião-fumaça por causa deste comportamento.
A Coruja-orelhuda, espécie noturna encontrada em todas as áreas florestais do Brasil, exceto na Amazônia, pode medir cerca de 40 cm e tem uma vida útil estimada de 20 anos. Possui uma excelente visão e um disco facial que amplifica o som, facilitando a localização de suas presas.
A Cobra Coral verdadeira, uma espécie venenosa, tem um comportamento defensivo característico: ao invés de dar botes, ela se defende mordendo quando se sente ameaçada. Essa defesa só ocorre quando a cobra é manuseada, contida, ou pisoteada.
SAIBA O QUE FAZER NESTES CASOS
A Secretaria Municipal de Segurança, através da Guarda Ambiental de Saquarema, adverte a população sobre os perigos de manusear animais silvestres sem os cuidados sanitários adequados, e encoraja qualquer pessoa que se depare com animais necessitando de resgate a entrar em contato pelo telefone 22 99279-0540.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).