A Guarda Ambiental de São Pedro da Aldeia intensificou a fiscalização na área do Monte Celeste, localizado no bairro São João. O local integra o Parque Natural Municipal da Mata Atlântica e está recebendo uma ação de reflorestamento por meio de uma medida compensatória com a empresa do ramo de construções, BRZ Empreendimentos. A Secretaria de Meio Ambiente e Pesca recebeu denúncias de animais de grande porte, como gado e cavalos, pastando no local onde as mudas estão sendo plantadas.
A iniciativa é uma compensação pela construção de prédios, para neutralizar a emissão de carbono no município. A ação visa o reflorestamento de uma área de 34 mil m², o equivalente a três campos de futebol e meio. O plantio de 4 mil e 500 mudas já começou no Monte Celeste, dando continuidade à ação de plantio no Mirante do Poço Fundo, totalizando 5 mil mudas. A atividade conta, também, com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Trabalho.
Além dos danos às mudas, a placa com as informações sobre o projeto de restauração florestal e detalhes do termo de compromisso foi quebrada. O cercado e o mourão feitos para protegerem o local de plantio, também foram danificados.
O secretário de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira, reforça que conta com o apoio da população para ampliar a área verde do município. “O Parque Natural Municipal da Mata Atlântica é de suma importância para a nossa cidade. Contamos com a colaboração dos moradores, evitando soltar os animais naquela região”, declarou.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).