São Pedro da Aldeia dará início à aplicação da vacina contra a Covid-19 aos idosos do grupo prioritário na próxima semana. Neste primeiro momento, as doses serão destinadas ao público-alvo deste grupo, que são acamados e atendidos pelo Programa Melhor em Casa e pelas Estratégias de Saúde da Família. Também irão receber a vacinação os idosos acima de 90 anos que realizarem a solicitação na Vigilância em Saúde. A inscrição para aplicação das doses será feita por meio do WhatsApp, pelo número (22) 99617-5923. É necessário informar o nome do idoso, data de nascimento, Cartão do SUS, endereço e telefone.
A vacinação destinada aos acamados assistidos pelo Programa Melhor em Casa e pelas Estratégias de Saúde da Família será feita pelas próprias equipes de atendimento. Já os idosos acima de 90 anos que fizerem a inscrição por meio do WhatsApp serão atendidos conforme o cronograma da Vigilância em Saúde, que levará em consideração a ordem dos pedidos solicitados.
Para esta nova fase da vacinação, serão disponibilizadas 860 doses. Os imunizantes serão enviados pelo Governo do Estado à cidade nesta quinta-feira (11). Ainda não há previsão para a aplicação da segunda dose da vacina, necessária para a imunização completa da doença. O município seguirá o prazo limite para a conclusão determinado pelo Ministério da Saúde e de acordo com a chegada de vacinas à cidade.
A prefeitura destaca que todos que recebem as vacinas aplicadas são catalogados para registro documental do processo de imunização. Os certificados são feitos nominalmente, com a assinatura daqueles que recebem as doses ou dos responsáveis por eles no ato da vacinação.
As informações sobre os números de vacinas aplicadas no município, o quantitativo de doses recebidas e os bairros onde foram distribuídas podem ser acompanhadas no site oficial da prefeitura. O “vacinômetro” é atualizado diariamente e deve ser acessado na página inicial do site (clique aqui).
Aplicação da 2ª dose da vacina CoronaVac é iniciada
A Vigilância em Saúde deu início à aplicação da segunda dose das vacinas Coronavac, completando o processo de imunização dos profissionais da saúde que receberam a primeira dose, entre os dias 20 e 26 de janeiro. A vacinação é feita de forma itinerante para atender especificamente aos imunizados na primeira etapa.
Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19
A prefeitura de São Pedro da Aldeia destaca que segue rigorosamente as diretrizes do Ministério da Saúde e do Governo do Estado para o planejamento de distribuição das vacinas contra a doença. Segundo o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, os públicos-alvos que devem ter prioridade gradativa na vacinação são:
– pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas (residem em locais como asilos e abrigos);
– pessoas com deficiência institucionalizadas (residem em locais como asilos e abrigos);
– população indígena que vive em terras indígenas homologadas e não homologadas;
– trabalhadores de saúde;
– pessoas de 75 anos ou mais;
– povos e comunidades tradicionais ribeirinhas;
– povos e comunidades tradicionais quilombolas;
– pessoas de 60 a 74 anos;
– pessoas com comorbidades (Anexo I);
– pessoas com deficiência permanente grave;
– pessoas em situação de rua;
– população privada de liberdade;
– funcionários do sistema de privação de liberdade;
– trabalhadores da educação do Ensino Básico (creche, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA);
– trabalhadores da educação do Ensino Superior;
– forças de segurança e salvamento;
– Forças Armadas;
– trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros;
– trabalhadores de transporte metroviário e ferroviário;
– trabalhadores de transporte aéreo;
– trabalhadores transporte aquaviário;
– caminhoneiros;
– trabalhadores portuários;