Grafite no mirante de João Fernandes, em Búzios, abre programação do Mês da Água

Prolagos preparou série de atividades que seguem até o fim de março para celebrar a data

146

Março é o Mês da Água (22) e para celebrar a data, a Prolagos preparou uma ampla programação. Serão realizadas visitas guiadas a unidades operacionais, distribuição de mudas nativas, apresentação da peça “Prolaguito e a Galera da Água na Aventura da Preservação”, lançamento de projetos e parcerias, inauguração de biblioteca comunitária e início de obras de implantação de rede de água. As atividades começaram nesta terça-feira (15) e se estendem até o dia 29.

Conhecido como Mirante de João Fernandes, em Armação dos Búzios, o reservatório de água do bairro recebeu o projeto de grafite nas unidades operacionais, nesta terça-feira (15). Em parceria com a grafiteira Bianca Vieira, alunos da escola municipal Darcy Ribeiro auxiliaram na pintura e receberam uma palestra sobre o tratamento da água. “Meu tio é grafiteiro e eu sempre tive vontade de grafitar, mas ainda não tinha tido oportunidade. Poder participar desse projeto e ainda ajudar a melhorar a imagem de um ponto turístico da nossa cidade é muito bom”, relata o aluno Arthur Andrade, de 14 anos.

O local foi o primeiro equipamento da concessionária a ganhar a manifestação artística. “Parte das nossas unidades receberão pinturas que irão remeter à cultura, esporte e meio ambiente local, representando os animais marinhos presentes na Região dos Lagos, as aves migratórias que visitam a Lagoa de Araruama, a tradicional atividade pesqueira, os moinhos de São Pedro da Aldeia, entre outros”, pontua Simony Dias, coordenadora de Responsabilidade Social da Prolagos.

Nesta quinta (17), o projeto Imersão, realizado em conjunto com a Universidade Veiga de Almeida, campus Cabo Frio, iniciará as atividades do Convênio para Monitoramento de Recursos Hídricos, na Lagoa de Juturnaíba, manancial que abastece as cidades da região. A ação contará com a participação de alunos de vários cursos como Engenharia Civil, Ambiental e de Produção.

Nos dias 18 e 22 de março, por meio do projeto Portas Abertas, líderes comunitários de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia irão conhecer o funcionamento da Estação de Tratamento de Água, localizada no distrito de São Vicente de Paulo, em Araruama. Já no dia 24, a unidade recebe a visita de alunos do Instituto Educacional de Habilitação Profissional e Formação Integral.

Ainda neste mês, a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de Arraial do Cabo receberá o lançamento do projeto de tratamento de lodo de esgoto por pirólise lenta à tambor rotativo. A iniciativa acontece por meio de uma parceria da Prolagos, com a Águas do Rio, Agenersa, Secretária Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Universidade Federal Fluminense e a Prefeitura de Arraial do Cabo, que tem como objetivo, transformar o lodo resultante dos resíduos da ETE em gás combustível e em um tipo de carvão vegetal, chamado biochar.  

Para levar água tratada a mais famílias, no dia 26 de março a Prolagos iniciará as obras de extensão de rede nos distritos cabistas: Novo Arraial, Sabiá, Caiçara 1, Caiçara 2 e Pernambuca, onde serão investidos aproximadamente R$17,6 milhões, com a implantação de 47km de rede de água, abastecendo mais de 2.300 famílias. O começo da operação será marcado por um evento, aberto ao público, às 9h, próximo à praça de Figueira, com doação de mudas e a apresentação do espetáculo teatral “Prolaguito e a Galera da Água na Aventura da Preservação”. “Desde o início de sua atuação, em 1998, a Prolagos já investiu R$ 1,4 bilhão em saneamento básico, o que representa um dos maiores investimentos neste segmento por habitante no Brasil, duas vezes mais do que a média nacional. Nesse período, a concessionária triplicou o fornecimento de água potável, passou de 30% para 98% da população da área urbana. Com os investimentos no fornecimento de água para os distritos de Arraial do Cabo, ficaremos ainda mais próximos da universalização do acesso à água tratada”, ressalta Pedro Freitas, diretor-presidente da concessionária.

Para fechar a programação, no dia 29, o Comitê de Voluntariado da empresa fará a inauguração de uma biblioteca comunitária na sede da associação de moradores do bairro Vila Verde, em Armação dos Búzios. O espaço foi reformado e ganhou pinturas de grafite para tornar o ambiente atrativo à leitura. O evento contará com contação de história e distribuição da cartilha do “Prolaguito e a Galera da Água” para as crianças.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui