Era para ser um momento de comemoração, de vitória da educação na Região dos Lagos, mas a inauguração da Faetec em Tamoios, distrito de Cabo Frio, contrasta com um grave problema de acesso a unidade: a suspensão do vale transporte para os estudantes.
Desde o fim do ano passado, estudantes da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) e Instituto Federal Fluminense (IFF) de Cabo Frio contestam o desrespeito à Lei que garante a gratuidade no transporte coletivo.
Após a entrega da unidade tamoiense da Faetec com participação do governador, Cláudio Castro (PL), no sábado (22), responsáveis por alunos procuraram o Portal RC24h para falar sobre a manutenção do problema.
Em nota, o Grupo Salineira, responsável pela concessão do transporte público na Região dos Lagos, informou que, “desde o ano de 2017, o Governo do Estado do Rio de Janeiro não tem realizado os repasses que custeiam as gratuidades“.
A falta dos repasses “compromete ainda mais a saúde financeira das concessionárias que operam o transporte coletivo de passageiros“.
A empresa alega que, “desde então, apesar de não haver o pagamento e dos inúmeros prejuízos acumulados, a Salineira tem transportado todos os estudantes de forma gratuita, creditando ao Governo do Estado, a certeza de que os repasses seriam efetuados“.
Porém, “lamentavelmente, não houve até a presente data, o pagamento dos débitos acumulados através dos anos, o que inviabiliza garantir o transporte gratuito dos estudantes no ano de 2022“.
A nota conclui dizendo que “a empresa permanece à disposição dos representantes do Governo do Estado do Rio de Janeiro e dos estudantes“.
Sobrou silêncio
Um dos pais que procurou o Portal RC24h para falar sobre a situação contou que procurou o secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho. A ele, o deputado estadual licenciado teria dito que a situação não procedia.
Assim como na ocasião do protesto feito por estudantes do IFF na sede da Auto Viação Salineira em 3 de dezembro do ano passado, o Portal RC24h procurou o Governo do Estado para um posicionamento.
Contudo, a demanda continua sem resposta.