O Ministério dos Transportes realiza nesta terça-feira (11), às 14h, na B3, em São Paulo, o leilão do contrato otimizado da BR-101/RJ, também conhecida como Autopista Fluminense. O trecho concedido possui 322,10 quilômetros de extensão e liga a divisa do Rio de Janeiro com o Espírito Santo ao entroncamento com a Ponte Presidente Costa e Silva, em Niterói, passando por 13 municípios estratégicos para a economia do estado e do país.
A concessão terá duração de 22 anos e prevê investimentos de R$ 10,18 bilhões ao longo do período. Entre as intervenções planejadas estão duplicações de pistas, implantação de faixas adicionais e construção de vias marginais. O projeto inclui ainda a instalação de novos dispositivos de acesso, passarelas e paradas de ônibus, com o objetivo de aumentar a segurança e melhorar a fluidez do tráfego.
A BR-101 é considerada um corredor logístico fundamental para o escoamento da produção e integração da costa fluminense com a Bacia de Campos, uma das principais regiões petrolíferas do país. A rodovia conecta importantes polos industriais e portuários, como os portos do Açu e de Macaé, além de servir de acesso à Região dos Lagos, que abriga destinos turísticos como Búzios e Cabo Frio.





