InícioCovid-19Governo do Rio vai comprar 5 milhões de doses de vacina contra...

Governo do Rio vai comprar 5 milhões de doses de vacina contra Covid-19

O governador em exercício do Rio, Cláudio Castro, afirmou que o estado já está articulando a compra de cinco milhões de doses de vacina contra a Covid-19 para entrega imediata. O custo estimado dessa compra é de até R$ 300 milhões, que seriam pagos pelo governo do estado. Castro afirmou que passou a manhã deste sábado (13) em contato com prefeitos e outros governadores para viabilizar a aquisição. Na noite da última sexta-feira (12), o governo do Rio publicou um decreto criando um comitê que será responsável pela compra de imunizantes, por fora do Plano Nacional de Imunização (PNI).

Segundo Castro, o contato com fornecedores será feito pelo comitê , do qual fazem parte os secretários da Casa Civil e da Saúde, além do procurador e do controlador-geral do Estado:

— O governador não trata de fornecedores. Eu autorizei até cinco milhões (de doses), que tenham entrega imediata. Pelo valor médio das vacinas seria até um gasto máximo de 300 milhões — afirmou Castro.

De acordo o governador, o comitê buscará contato com fornecedores de diferentes imunizantes. Na última sexta-feira (12), Claudio Castro disse que a prefeitura de Maricá, que anunciou a compra de 400 mil doses da vacina russa Sputnik V, já tinha compartilhado os contados para negociação com o estado.

No início da tarde, em uma rede social, Castro fez uma publicação em tom otimista sobre a compra de imunizantes. "Fiquei em contato durante toda a manhã com secretários, prefeitos e governadores para tratar da compra de vacinas. Vamos ter vacinas", escreveu.

 

Compra direta

Alinhado ao governo de Jair Bolsonaro, Castro vinha afirmando que confiava no PNI. Porém, após a publicação da Lei Federal que autorizou a compra pelos estados, e com o anúncio da suspensão da imunização na capital por falta de doses, o governador anunciou na tarde da última sexta-feira (12) que buscaria a compra direta de imunizantes.

Outras cidades da região metropolitana, como Duque de Caxias e São Gonçalo, também estão com os estoques no fim. Segundo a secretaria de Estado de Saúde, não há previsão de entrega de doses pelo Ministério da Saúde nos próximos dias.

 

*Com informação dO Globo.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content