Desde a última quinta-feira (22), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) tem recebido informações das coordenações estaduais e municipais do Bolsa Família relatando indícios de um golpe que está sendo aplicado contra as famílias beneficiárias do Programa.
As famílias relatam o recebimento de um SMS (mensagem de texto por celular) sugerindo o acesso a um link malicioso, ou seja, feito para realizar ataques com vírus ou golpes. Em situações como essas, a partir do momento em que o usuário clica, acaba tornando suas informações e acessos expostos a possíveis criminosos (phishing).
Neste caso, permitindo o acesso às contas bancárias onde as famílias recebem seus benefícios do Bolsa Família, comumente acessado pelo aplicativo Caixa TEM, possibilitando a retirada indevida dos valores disponíveis na conta, incluindo aqueles transferidos pelo Programa.
Portanto, o MDS esclarece que:
- Os canais exclusivos de comunicação com as famílias são as mensagens nos extratos bancários e no aplicativo do Programa Bolsa Família;
- O Programa Bolsa Família não envia SMS com links para direcionamento a outros sites;
- No caso de estratégicas adicionais (SMS, WhatsApp, etc.), o MDS informa antecipadamente aos estados e municípios sobre o tema nos canais oficiais;
- O Programa Bolsa Família não realiza ligações telefônicas de qualquer tipo.
A orientação é que as famílias que foram lesadas dirijam-se a uma agência da Caixa Econômica Federal para apresentar a contestação da transferência bancária. A contestação também poderá ser feita via aplicativo Caixa TEM. Adicionalmente, sugere-se registrar um Boletim de Ocorrência.
O MDS esclarece, ainda, que o assunto está sendo monitorado junto ao Agente Operador do Programa, a Caixa Econômica Federal, responsável pela gestão do aplicativo CAIXA TEM.
A Caixa Econômica Federal está mapeando o número de ocorrências, orientando sua rede bancária para o adequado atendimento às famílias e reforçando o protocolo de segurança do aplicativo. O MDS reforçará em seus canais de comunicação as orientações para situações de ocorrência no pagamento.
Veja como os municípios podem apoiar e orientar famílias possíveis vítimas da invasão de celulares:
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).