Na manhã desta quarta-feira (20), moradores e turistas da Praia de Geribá, em Búzios, foram surpreendidos ao encontrar um golfinho morto encalhado na faixa de areia.
O animal, que já apresentava um avançado estado de decomposição, possivelmente ficou à deriva no mar por vários dias antes de ser levado à praia pelas correntes marítimas.
Especialistas ambientais afirmam que a morte pode ter sido causada por fatores como doenças, interação com redes de pesca ou ingestão de plástico, uma das principais ameaças à vida marinha.
Os golfinhos são fundamentais para o equilíbrio do ecossistema marinho, controlando populações de presas e contribuindo para a saúde dos mares. No entanto, atividades humanas como a pesca predatória e o descarte irregular de resíduos têm colocado em risco a sobrevivência de várias espécies.
Fonte: Folha de Búzios
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).