Na manhã desta terça-feira (23), moradores de Arraial do Cabo encontraram um pinguim e um golfinho mortos na Praia de Figueira. Os populares notaram que os animais estavam encalhados e imediatamente acionaram as autoridades locais.
Relatos indicam que o golfinho apresentava uma mordida na cauda, mas não há informações oficiais sobre a causa das mortes. Para determinar a origem do óbito, o Instituto BW foi chamado para recolher os corpos e encaminhá-los a um laboratório de pesquisas.
O Instituto BW é uma organização dedicada à conservação da vida marinha e à realização de estudos ambientais. Eles investigam casos de encalhes e mortalidade de animais marinhos. Vale pontuar que, durante esta época do ano, é comum a migração de pinguins para a costa brasileira, o que pode aumentar a incidência de encontros com esses animais nas praias.
Os exames realizados pelo Instituto BW buscarão identificar possíveis fatores que contribuíram para o encalhe e morte dos animais, como doenças, poluição ou interações com outras espécies.
Sobre os óbitos, o Instituto BW informou que os animais foram recolhidos e passarão por um processo de necropsia, onde será possível identificar o motivo da morte – caso o estado de decomposição permita. Eles destacaram, ainda, não possuir informações acerca da mordida na cauda do golfinho.
Ludmila Lopes
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.
É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.