A Guarda Civil Municipal de Cabo Frio alerta a população sobre um golpe que tem sido aplicado na cidade, em que falsos recrutadores prometem vagas na corporação por meio de um suposto treinamento. A prática é considerada crime de estelionato e deve ser denunciada.
Segundo o comandante da Guarda, o inspetor Adson Lopes, os criminosos entram em contato por telefone ou mensagens, afirmando que o candidato foi selecionado para um curso preparatório e solicitam documentos, garantindo uma futura contratação. No entanto, essa informação é falsa.
“A única forma de ingresso na corporação ou em qualquer outro cargo público é por meio de concurso público. Não há qualquer recrutamento externo, e qualquer promessa de vaga sem aprovação em concurso é um golpe. Caso receba esse tipo de abordagem, não forneça seus dados e denuncie imediatamente à Guarda Municipal ou à Polícia Civil”, alertou o comandante.
O secretário de Segurança Pública, coronel Leandro Carvalho, destacou que esse tipo de golpe é uma tentativa de enganar aqueles que buscam estabilidade no serviço público. “Cabo Frio é uma cidade onde a administração pública oferece oportunidades de emprego para muitos, e golpistas se aproveitam disso para explorar a boa fé da população. Qualquer promessa de vaga sem processo de seleção oficial é fraudulenta. Este é um crime de estelionato, e recomendamos que qualquer abordagem suspeita seja denunciada imediatamente”, reforçou o coronel.
Em caso de denúncia, a população deve acionar a Delegacia de Polícia ou a Guarda Civil Municipal, que fica localizada na Rua Governador Valadares, 326 – São Cristóvão.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).