21/11/2025 — 12:01
  (Horário de Brasília)

GIRO DE EVENTOS: Final de semana é marcado por cultura afro-brasileira na Região dos Lagos

Atividades culturais, musicais e educativas acontecem entre esta sexta-feira (21) e domingo (23) em Cabo Frio, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia e Macaé

Compartilhe

A Região dos Lagos terá três dias de programação dedicada à valorização da cultura afro-brasileira, em celebração ao Dia da Consciência Negra. Entre esta sexta-feira (21) e domingo (23), diferentes cidades recebem shows, oficinas, feiras, rodas de conversa e apresentações tradicionais abertas ao público.

Cabo Frio encerra sua agenda com atrações culturais na Praça Gentil Gomes Faria. Na sexta-feira (21), o cantor Kaleb se apresenta, enquanto o sábado (22) terá música e intervenções artísticas comandadas pelo DJ Lourenço Charme. As atividades começam por volta das 17h.
Outra opção é a Feira + Forte, no Espaço de Eventos atrás do Assaí, reunindo mais de 200 expositores com produtos variados e descontos de até 70%. A estrutura conta ainda com praça de alimentação, área externa com exposição de veículos, espaço infantil e apresentações culturais. O evento funciona a partir do meio-dia; de quinta a sábado até 23h e no domingo até 21h.

Em Arraial do Cabo, a primeira edição do Festival Ubuntu leva filosofia, arte e diálogo para a Praça Victorino Carriço. Na sexta-feira (21), as apresentações começam às 18h e têm como atração principal o show de Luciana Mello, às 21h. No sábado (22), a programação se repete no mesmo horário, com encerramento de Mart’nália.

Já em São Pedro da Aldeia, a Praça da Igreja Matriz recebe, no sábado (22), às 16h, a Roda Cultural da Aldeia, com jongo, capoeira, samba de coco, maracatu e uma roda de conversa com os coletivos Rolé Histórico e Gecay. No mesmo dia, às 19h, a Casa do Artesão, na Praça Hermógenes Freire da Costa, promove um desfile de moda afro-brasileira, fruto de um projeto contemplado pela PNAB e realizado pela Secretaria de Cultura.

Em Macaé, o Polo de Cultura CriaSana será palco de oficinas e apresentações afro-brasileiras ao longo do fim de semana. Na sexta-feira (21), haverá Oficina de Artesanato e maracatu. No sábado, o grupo Levante Capoeira se apresenta às 16h, seguido pelo Baque Rebate das Montanhas, às 18h, e pelo espetáculo “Circo da Matita e a Poética Ambiental”. No domingo (23), será aberta a primeira edição do Sanafrica, que inclui exibição de documentário e outras atrações temáticas.

No primeiro distrito, a orla da Imbetiba também celebra a data a partir das 14h, com shows das bandas Pra Maria e Gente da Gente, além de apresentações do Trem do Samba pelas Estradas e da Velha Guarda da Portela. A Feira Multicultural complementa a programação com contação de histórias, oficinas de tranças, consultoria culinária, exposição de arte e atividades culturais como capoeira, maculelê, poesia e performance do Robozão.

Giulia Navarro
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias