Um gavião-caboclo precisou passar por uma cirurgia, na última segunda-feira (12), após ser atingido por um tiro de chumbinho em Saquarema, no Morro dos Pregos. O animal foi encontrado pela Guarda Ambiental na Rua Eduardo Galaxe, com a asa machucada no dia 19 de maio e, após exames de raio-X, o projétil foi identificado.
Após o resgate, a ave foi conduzida ao Instituto BW, que atende animais selvagens da Região dos Lagos e do Norte Fluminense. Lá, ele foi atendido pela veterinária Paula Baldassin e sua equipe. De acordo com a profissional, o pássaro estava “muito magro e desidratado”.
“E quando a gente fez um exame clínico bem profundo nele, vimos que tinha uma ferida na asa. Embaixo da asa, como se fosse embaixo do braço dele. E a gente solicitou o raio-X com uma parceira nossa. Ela tem um raio-X portátil, digital, então ela vem ao nosso centro e faz o raio-X dos animais. E a gente constatou que havia esse projétil no animal alojado perto do saco aéreo. Porque a ave tem vários sacos aéreos e tem um que é mais em cima do peito. Então a gente já sabia que a cirurgia seria uma cirurgia delicada. Mas antes de fazer a cirurgia, a gente tinha que restabelecer o animal. Então a gente fez coleta de sangue, a gente fez o hemograma dele, realizamos exames bioquímicos. A gente constatou que ele estava bastante anêmico. Então a gente começou a melhorar a alimentação dele, deixamos ele bem forte para a cirurgia. Isso demorou quase umas três semanas.”
Após 24 dias de muitos cuidados, quando o gavião finalmente estava apto para o procedimento, foi realizada a cirurgia de remoção. Agora, já em fase de treinamento de voo e fisioterapia contínua, o animal está muito melhor, conforme a veterinária. “Ele já está super bem, já se recuperou bastante. Está quase na pré-soltura”, explicou.
“Como sou anilhadora sênior do Semave, eu anilhei essa ave e aí a gente a soltou. Mas ela ainda não está 100% pronta para ser solta. No entanto, daqui a um tempinho, a gente já vai soltá-la”, concluiu.
O Portal RC24h entrou em contato com a Guarda Ambiental de Saquarema, questionando se existe alguma suspeita da autoria do ataque ao animal. Em resposta, foi informado que os agentes estão trabalhando para identificar o agressor.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).