O Grupo de Apoio Técnico Especializado em Demolições (Gated) de Maricá realizou, nesta quarta-feira (1), a ação de número 50 no ano de 2023. Desta vez, o alvo foi o bairro Jardim Interlagos, na região litorânea da cidade, onde as equipes fiscalizaram construções que tem sido erguidas irregularmente em áreas de encosta.
No total, foram lavrados 57 autos entre intimações (28), embargos (21), infrações e notificações (quatro cada). Participaram da ação as secretarias de Urbanismo, da Cidade Sustentável e de Proteção e Defesa Civil, junto com agentes da Guarda Ambiental Municipal e do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis).
De acordo com a prefeitura, as construções irregulares em áreas de encosta representam um risco de segurança para a população. Essas áreas são mais suscetíveis a deslizamentos, que podem causar vítimas fatais.
A ação do Gated tem como objetivo coibir a construção irregular em Maricá. A prefeitura reforça que a população pode denunciar construções irregulares por meio do telefone 156 ou do site da prefeitura.
Fotos: Katito Carvalho