Um gambá foi flagrado preso dentro de uma loja fechada na famosa Rua das Pedras, no Centro de Armação dos Búzios, na noite deste domingo (3). O animal silvestre, aparentemente jovem, estava visivelmente assustado e parecia tentar sair, sem sucesso, pela porta de vidro do estabelecimento.
Segundo relatos de quem presenciou a cena, a loja estava fechada e só deve reabrir durante a semana, o que gerou preocupação entre os moradores e turistas que passaram pelo local. “Ficamos com pena. Elezinho estava assustado e parecia não saber como sair. A loja, ao que tudo indica, fecha aos domingos”, contou uma moradora que registrou o momento.
Ainda não se sabe como o animal entrou no local, mas é comum que gambás circulem por áreas urbanas em busca de alimento, principalmente durante a noite. Eles são animais nativos da fauna brasileira e, embora causem espanto em algumas pessoas, são inofensivos e exercem papel importante no equilíbrio ambiental, ajudando no controle de insetos e na dispersão de sementes.
Até o momento não há confirmação se o animal conseguiu sair sozinho ou se foi resgatado. Casos como esse devem ser comunicados ao Corpo de Bombeiros ou ao órgão ambiental da cidade, para garantir o bem-estar do animal e evitar acidentes.