InícioRegião dos LagosCabo FrioGabinete de Soluções debate flexibilização de medidas restritivas contra a Covid-19 em...

Gabinete de Soluções debate flexibilização de medidas restritivas contra a Covid-19 em Cabo Frio

Avanço da vacinação no município foi principal ponto destacado pelos presentes na reunião deste sábado (09), com empresários e representantes da sociedade civil, para maior flexibilização

Membros do Gabinete de Soluções e Combate à Covid-19 de Cabo Frio se reuniram, neste sábado (09), no gabinete do prefeito José Bonifácio para discutir a possibilidade de flexibilização nas regras de controle ao coronavírus. No encontro, foi debatida uma possível defasagem das atuais medidas de prevenção, uma vez que o avanço da vacinação no município poderia possibilitar que o rigor das normas seja amenizado.

Além de representantes do governo, a reunião contou com a presença de vereadores e membros da sociedade civil, cujas principais solicitações foram a liberação do horário de funcionamento para bares e restaurantes; o aumento da capacidade de público em estabelecimentos, igrejas e meios de hospedagem; a ampliação da capacidade de recebimento de ônibus de turismos; o aumento no número de jogos de mesas e cadeiras para ambulantes da praia, entre outras demandas.

Após a abertura da reunião pelo prefeito José Bonifácio, o secretário de Saúde, Felipe Fernandes, apresentou a situação epidemiológica de Cabo Frio em relação à Covid-19, destacando que hoje a cidade possui 53% das pessoas vacinadas com a primeira e a segunda dose; 66% dos adolescentes a partir de 12 anos vacinados com a primeira dose; aplicação da dose de reforço nos idosos a partir de 74 anos, além dos baixos índices de ocupação de leitos.

“Os índices nos mostram que estamos evoluindo, mas as medidas de prevenção ainda precisam ser adotadas. O uso de máscaras é fundamental e a própria Fiocruz recomenda ainda o seu uso. Não podemos deixar de falar que temos 20% de faltosos em geral que não tomaram sequer a primeira dose da vacina, o que equivale a 40 mil pessoas. Fazemos um apelo para que procurem as unidades de saúde e se vacinem”, afirmou o secretário.

Em seguida, o prefeito José Bonifácio abriu espaço para que todos os presentes expusessem suas demandas e sugestões, e destacou a necessidade da colaboração de todos: empresários, população e turistas. Ele afirmou ainda que a expectativa do governo municipal é condensar medidas já adotadas e novas medidas de flexibilização em um só decreto, com previsão de publicação até o próximo dia 15, com a validade a partir do dia seguinte.

“Todas as demandas foram anotadas e vamos convocar o Comitê Executivo de Combate à Covid-19 para discutir as sugestões. É fundamental ouvir a todos, levando em consideração as informações técnicas que a Saúde nos apresenta diariamente. Não dá para agradar a todos, talvez não dê para atender a todas as solicitações, mas contamos com a consciência e a colaboração da população de Cabo Frio para nos ajudar neste momento”, ressaltou o prefeito.

Participaram ainda da reunião a secretária de Obras e presidente do Comitê Executivo de Combate à Covid-19, Tita Calvet; o secretário de Governo, Davi Souza, o secretário de Mobilidade Urbana, Jefferson Buitrago; o secretário de Turismo, Carlos Cunha; o presidente da Câmara Municipal, vereador Miguel Alencar; os vereadores Léo Mendes, Douglas Felizardo, Felipe Monteiro e Alexandre da Colônia; a enfermeira e coordenadora da Comissão Municipal de Controle de Infecção em Estabelecimentos de Saúde (COMCIES), Kelly de Araújo; o pastor Neemias Lima; o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais da Saúde, Gelcimar Almeida; o presidente da Associação de Barraqueiros da Praia do Forte, Valdemir da Costa e o empresário Weverton Andrade.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content