Os gabaritos preliminares oficiais das provas objetivas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), o “Enem dos concursos”, foram divulgados pelo governo federal nesta terça-feira (20). Com a divulgação, conforme o edital, os candidatos têm até quarta (21) para interposição de eventuais recursos quanto às questões formuladas e/ou aos gabaritos divulgados. Não serão aceitos recursos via postal, via correio eletrônico, via fax ou fora do prazo.
Os cadernos de provas foram disponibilizados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviço Públicos (MGI), ainda na noite do domingo. Dando sequência ao cronograma estipulado pelo último edital, a imagem do cartão-resposta será disponibilizada no dia 10 de setembro.
Já as notas finais das provas objetivas e a nota preliminar da discursiva serão divulgadas 8 de outubro, com dois dias para pedidos de revisão das notas da discursiva. Neste mesmo dia, será feita a convocação para o envio de títulos, pela internet (via upload).
A divulgação do resultado definitivo da seleção está prevista para 21 de novembro, e a etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação iniciará em janeiro de 2025.
Cerca de 970 mil brasileiros participaram do concurso, que aconteceu no último domingo (18), em mais de 200 cidades de todo o Brasil. A taxa de abstenção ultrapassou os 50%. As provas tiveram 36 versões, ao todo, como parte do esquema antifraude. Elas estavam distribuídas entre os oitos blocos, que correspondem às áreas com vagas em jogo.
Em quatro blocos, foram feitas várias versões da prova: as questões para a área eram as mesmas, mas estavam ordenadas de formas diferentes.
Ludmila Lopes
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.
É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.