31/08/2025 — 22:02
  (Horário de Brasília)

Futsamba DesAmélias é sucesso dentro e fora de campo em sua primeira edição em Cabo Frio

Fusão com futebol feminino e samba levou mais de 150 mulheres ao campo do Flamengo, em Cabo Frio

Compartilhe

Quando a bola rola e o tamborim toca, o Brasil se revela em sua essência mais vibrante. No compasso do samba e na garra do futebol feminino, duas potências culturais se encontram para celebrar resistência, paixão e identidade. Mais do que manifestações populares, esses dois universos se entrelaçam em ritmo, talento e representatividade, mostrando que, em Cabo Frio, a beleza do jogo também tem voz feminina e batida de surdo, através do Futsamba DesAmélias.

A cidade foi palco neste sábado (30), no campo do Flamengo, do evento que reuniu atletas e fãs do esporte. Muito mais do que disputas em campo, a iniciativa reforça a força e o crescimento da modalidade no Brasil, inspirando novas gerações e abrindo espaço para mais igualdade no futebol.

“A ideia partiu de ambos os lados, as meninas dos DesAmélias tiveram essa ideia do Futsamba e eu uni com o futebol feminino da Região por sempre ter sido uma porta voz da modalidade aqui. Cooperamos para fazer esse evento que traz a cultura popular do nosso país: futebol e samba. A nossa ideia é juntar cada vez mais mulheres para propagar cada vez mais esse evento”, disse Maxinny Damasceno, uma das organizadoras da competição.

A ideia do projeto do Futsamba em Cabo Frio é de ser realizado de dois em dois meses, passando depois a ser mensal. Neste sábado, cerca de 40 atletas se inscreveram com quatro times disputando entre si o título. Após o encerramento da competição, o DesAmélias tocou para um público de mais de 200 pessoas, lotando a parte externa do campo do Flamengo.

“O DesAmélia está há um ano e quatro meses e estamos contruindo muitas coisas juntas e o Futsamba é mais uma. O nosso objetivo é ocupar espaço, tanto no samba quanto no futebol, na arte, no geral. É um nicho muito masculino e a gente veio para mostrar que as mulheres sabem jogar futebol e também sabem tocar samba”, comentou Samira, produtora do grupo musical.

A primeira edição foi um sucesso, inclusive com pedidos para ampliar o número de inscrições para o próximo evento para a mulherada jogar bola. Vieram atletas de todas as cidades da Região dos Lagos e até de Macaé.

“Foi um sucesso, bom demais! Temos pouco evento assim de futebol feminino na região e valeu a pena sair de lá pra jogar aqui. Está cheio de mulher aqui, curtindo, jogando, todas muito felizes com a realização do evento”, falou Parole, de Macaé.

Léo Borges
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias