Um fotógrafo de Rio das Ostras decidiu criar uma nova versão da Turma da Mônica, com crianças negras como personagens principais. A iniciativa foi bem recebida nas redes sociais e o perfil oficial das histórias em quadrinhos parabenizou o projeto.
Nas imagens capturadas pelas lentes de Ruan Walker, de 30 anos, na última segunda-feira (20), é possível ver crianças com penteados afro e roupas coloridas, interpretando personagens como Mônica, Cebolinha e Cascão. As imagens foram compartilhadas nas redes sociais, onde receberam elogios pela representatividade. O fotógrafo trabalha com ensaios reproduzindo personagens famosos brancos com pessoas pretas para a releitura, como representatividade.
O perfil oficial das histórias em quadrinhos também compartilhou as fotos e escreveu: “Essa turminha arrasou!”.
A iniciativa do fotógrafo é importante para promover a diversidade e a inclusão em um dos ícones da cultura infantil brasileira. A representatividade é fundamental para que todas as crianças se sintam incluídas e representadas em suas histórias e brincadeiras.
Ruan conta que inicialmente, o projeto começou com fotos de princesas da Disney e foi bem recebido pelo público, tanto por pessoas negras como por pessoas brancas.
De acordo com o fotógrafo, a ideia de trazer mais representatividade para crianças é fundamental, já que elas são muito impactadas por essas imagens. Além disso, acredita que adultos também sentem essa necessidade de se ver representados em papéis importantes.
Apesar da grande repercussão do projeto, o objetivo de Ruan não é apenas viralizar nas redes sociais, mas alcançar pessoas negras para que elas se sintam representadas e possam se ver em papéis importantes. O fotógrafo afirma que o trabalho já alcançou tudo o que ele imaginou e que, quanto mais pessoas se sentirem tocadas, seu objetivo estará concluído.
O ensaio em Rio das Ostras foi realizado no parque da cidade e teve duração de uma hora. A ideia foi compartilhada em comemoração ao aniversário de 60 anos da Turma da Mônica.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.