Esta sexta-feira (6) está sendo mau tempo em toda a Região dos Lagos. Em Araruama, moradores estão sofrendo transtornos causados pela intensidade das chuvas, que perduram desde o período da manhã.
O acúmulo pluviométrico que, segundo a meteorologia, chegará a 45 mm até o final do dia, também é uma preocupação, já que, ao que aparenta, a quantidade será bem maior. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a previsão é de chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia em todo o estado.
Pela manhã, no bairro Areal, um dos mais afetados, moradores que precisaram sair de casa para trabalhar tiveram que enfrentar água na altura da cintura. Segundo moradores, “não tinha como passar de carro sem correr risco de ficar no ‘prego'”.
O caos também atingiu o Parque Mataruna e Barbudo, que ficaram inundados.
Ainda de acordo com moradores, o problema não é atual. Relatos apontam que mesmo nas ruas asfaltadas, há o problema “de serviço mal feito”.
Eles disseram que “na Rua Antônio Gonçalves Jardim, no Parque Mataruna, o asfalto colocado ficou muito alto, fazendo com que o da outra rua ficasse baixo e isso ajudou no estrago. Entretanto, apesar do problema, o atual governo não fez o que tem que ser feito”.
“Na Rua Melindrosa, o povo não sabe o que fazer mais, é só chover que eles perdem todos seus móveis”, disse outro morador do Areal.
Teve até um flagra peculiar na Rua Pero Vaz de Caminha, também no Areal. Edson Alves, morador registrou uma lontra nadando e se divertindo, por conta da quantidade de água.
O Portal RC24h entrou em contato com a comunicação de Araruama sobre a situação. Em resposta, a prefeitura informou que a Defesa Civil da cidade registrou cinco ocorrências de alagamentos, mas sem pessoas desabrigadas ou desalojadas.
Além disso, foi informado que os bairros Rio do Limão, Boa Perna e Paracatu também foram muito atingidos, mas que, no caso, a água não invadiu nenhuma casa e moradores não ficaram em perigo.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).