16/07/2025 — 16:44
  (Horário de Brasília)

Força-tarefa intensifica ações no Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado, em Cabo Frio

Operação conjunta reúne órgãos de segurança, meio ambiente e serviços urbanos para coibir invasões e reforçar a proteção ambiental em Tamoios

Compartilhe

A Prefeitura de Cabo Frio coordenou nessa terça-feira (15) uma força-tarefa no Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado, em Tamoios, com o objetivo de intensificar a presença do poder público, coibir ocupações irregulares e reforçar a proteção ambiental da área.

A operação contou com a participação da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima; da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, por meio da Guarda Civil Municipal e da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), grupamento operacional da Guarda em Tamoios; da Guarda Marítima Ambiental; da Coordenadoria de Assuntos Fundiários; da Polícia Civil e da Polícia Militar; da 8ª Unidade de Policiamento Ambiental (UPAM); e da Companhia de Serviços de Cabo Frio, Comsercaf.

Durante todo o dia, as equipes realizaram ações de reconhecimento, fiscalização e limpeza em diferentes pontos do parque. Áreas invadidas foram identificadas e abordagens foram realizadas, inclusive em uma região de manguezal onde houve destruição parcial da vegetação. Em um dos momentos mais tensos da ação, duas pessoas fugiram da abordagem dos agentes.

A operação também contou com a presença do secretário de Meio Ambiente, Jailton Nogueira; do secretário de Segurança e Ordem Pública, coronel Leandro Carvalho; e do comandante da 8ª UPAM, major Alcântara. A UPAM, inclusive, desenvolve um projeto de ocupação e estruturação da área, com a instalação de um posto avançado na região entre Casimiro de Abreu e Macaé.

A Comsercaf atuou na limpeza dos acessos e áreas impactadas, com o vice-presidente Ricardo Fernando Guadagnin acompanhando os trabalhos.

As ações no Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado ocorrem de forma contínua e articulada entre os órgãos públicos, alinhadas ao reforço permanente da fiscalização para combater irregularidades detectadas recentemente. A força-tarefa reforça o compromisso da gestão municipal com a proteção das áreas públicas e ambientais, além de promover mais segurança e organização para os moradores de Tamoios.

A população pode colaborar com denúncias de crimes ambientais pelos seguintes canais: pelo telefone (22) 3199-1333 e e-mail meioambiente@cabofrio.rj.gov.br da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima ou número 153 da Guarda Civil Municipal.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias