Um homem foi preso por agentes da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro (Seap-RJ) em Cabo Frio. Maurício Matieli de Castro era foragido do Espírito Santo.
Ele foi capturado na sexta-feira (22) em um mercado, que pertence ao seu pai, no bairro Caminho de Búzios, depois de um trabalho de inteligência da Divisão de Recaptura do Rio. Também conhecido como “Bim” e “Binho”, ele cumpria pena em regime semiaberto quando fugiu do sistema penitenciário de Cariacica.
Os agentes fizeram um levantamento de informações com o apoio do Núcleo de Inteligência da Subsecretaria de Inteligência do Sistema Penitenciário (SSISPEN) do Estado e do setor de Inteligência da Secretaria de Justiça do Espírito Santo (SEJUS/ES).
Maurício havia sido preso em março de 2020, respondendo pelo crime roubo a um posto de combustível a mando do tráfico de drogas no município capixaba de Apiacá. Ele foi beneficiado com o trabalho extramuros em uma empresa de manutenção e refrigeração, mas não retornou para a unidade após o término do expediente no dia 24 de abril deste ano.
Por conta disso, a Vara de Execuções Penais de Vila Velha expediu um mandado de prisão contra ele em 11 de junho de 2024, determinando a recaptura. Binho, de acordo com as investigações, mantinha ligações com a organização criminosa Terceiro Comando Puro.
Maurício foi encaminhado à 126ª Delegacia de Polícia e, posteriormente, à Seap onde permanecerá à disposição da Justiça.
*Com informações do Jornal O Dia.