O bairro Foguete, em Cabo Frio, recebeu uma série de ações de ordenamento e fiscalização em áreas de restinga nesta quarta-feira (22). O trabalho foi realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima, em parceria com a Secretaria de Ordem Pública, por meio dos agentes da Guarda Civil Municipal, e a Secretaria Adjunta de Licenciamento e Fiscalização de Posturas.
O objetivo foi promover o ordenamento, a fiscalização do uso da praia por ambulantes e barracas, além de fiscalizar irregularidades em área de restinga. Um carrinho foi apreendido em flagrante por atuar em cima da vegetação e ser reincidente de notificações por três vezes.
Durante a ação, a equipe percorreu toda a orla do Foguete, verificando a necessidade de arborização, poda e corte de árvores, além de fazer um levantamento do lixo na restinga.
A equipe também identificou a presença de plantas exóticas na restinga no entorno da orla e decidiu prosseguir com a ideia de manejo sustentável da restinga, incluindo a redução da densidade de algumas plantas.
“Com essas ações, estamos promovendo o manejo sustentável da restinga e da arborização urbana do bairro do Foguete, em parceria com a Comsercaf. Para isso, serão utilizadas estratégias como a colocação de placas de sinalização, mourões para proteger plantas de interesse e ações de micro-lixo”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Jailton Nogueira.
As ações integradas das secretarias são fundamentais para coibir irregularidades.
“A Secretaria de Ordem Pública está comprometida em garantir a segurança e o ordenamento público na área do Foguete, trabalhando em parceria com as outras secretarias para promover um ambiente seguro e sustentável para a comunidade”, destacou o secretário de Segurança e Ordem Pública, coronel Leandro Carvalho, que tem trabalhado em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente em diversas ações.
Canais de denúncias de irregularidades
A população pode realizar denúncias diretamente à Guarda Civil Municipal pelo telefone 153 ou presencialmente na sede, localizada na Rua Governador Valadares, no bairro São Cristóvão.
AS denúncias também podem ser encaminhadas à Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone (22) 3199-1313, pelo e-mail meioambiente@cabofrio.rj.gov.br ou presencialmente na Rua José Bonifácio, 28 (2º andar), Centro.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).