23/05/2025 — 09:08
  (Horário de Brasília)

Fiscalização identifica lixo e irregularidades na Ilha do Japonês, em Cabo Frio

Ação conjunta das secretarias de Meio Ambiente e Turismo vai embasar novas medidas de limpeza e conscientização

Compartilhe

As secretarias de Meio Ambiente, Saneamento e Clima e de Turismo de Cabo Frio realizaram, nesta terça-feira (6), uma ação de fiscalização na Ilha do Japonês. A atividade teve como objetivo identificar irregularidades e orientar medidas voltadas à preservação ambiental e ao uso sustentável do ponto turístico.

Durante a vistoria, foram encontrados resíduos sólidos descartados irregularmente por frequentadores e comerciantes. Entre os itens recolhidos, havia garrafas plásticas e de vidro, além de uma mesa abandonada em meio à vegetação.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Jailton Nogueira, a fiscalização permite mapear as áreas mais afetadas e direcionar os próximos passos das ações de limpeza e educação ambiental. Ele citou que a vistoria dá continuidade a iniciativas anteriores, como o abraço simbólico realizado recentemente no local. “Com essa inspeção conseguimos identificar os pontos críticos e reforçar a necessidade de preservação. Vamos intensificar a limpeza e ampliar as ações de conscientização para reduzir os impactos causados pelo uso inadequado da ilha”, afirmou.

O secretário de Turismo, Davi Barcelos, também acompanhou a ação e defendeu a importância de alinhar o ordenamento turístico à conservação ambiental. Ele destacou que a Ilha do Japonês é um dos principais atrativos do município e que o diálogo com os trabalhadores locais será mantido. “Queremos fortalecer o turismo sustentável. A participação dos ambulantes é essencial nesse processo, inclusive com a revalidação das licenças, para que possam atuar como aliados na limpeza e na orientação aos visitantes”, disse.

As informações coletadas durante a fiscalização serão utilizadas no planejamento de novas estratégias para o controle do descarte irregular de lixo e para a implementação de campanhas educativas com foco nos frequentadores e comerciantes da região.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias