Dois loteamentos irregulares em fase de comercialização foram identificados na manhã desta quarta-feira (14) durante uma operação de fiscalização realizada na região da Rasa, em Cabo Frio. A ação conjunta foi articulada pela Prefeitura, com equipes das secretarias de Meio Ambiente e Saneamento, Fiscalização Fundiária, Guarda Marítima e Ambiental e da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), com o apoio do 25º Batalhão da Polícia Militar e do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro (Cresci-RJ), que solicitou a vistoria.
Além das irregularidades fundiárias, os agentes também localizaram seis pássaros silvestres mantidos em cativeiro em uma das áreas vistoriadas. As aves foram resgatadas e soltas em uma área de mata próxima, segundo informou a equipe da Secretaria de Meio Ambiente.
A Prefeitura orienta a população a consultar os órgãos competentes antes de adquirir terrenos, a fim de confirmar a legalidade do lote e evitar transtornos como possíveis demolições futuras. O município reforça ainda que a denúncia de crimes ambientais pode ser feita de forma anônima pelo telefone (22) 3199-1313 ou pelo e-mail: meioambiente@cabofrio.rj.gov.br.









Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).