Uma fiscalização da Prolagos flagrou uma ligação irregular de água, na tarde desta segunda-feira (16), em um condomínio no Bairro Vila Nova, região central de Cabo Frio. A Polícia Civil foi acionada após a constatação da irregularidade e a ocorrência foi registrada na delegacia da cidade.
O síndico foi levado para a delegacia para prestar esclarecimentos. A fiscalização constatou, ainda, que a água proveniente da ligação clandestina era utilizada em 17 apartamentos. O furto de água é considerado crime, segundo o código penal (artigo 155).
“É importante ter em mente que atitudes como a que vimos hoje comprometem a comunidade. Fraudes podem causar impacto no abastecimento de água de casas e comércios da região, por conta da perda de pressão que gera na rede. Isso, além de representar um risco para a saúde da população, devido às precárias condições de armazenamento, muitas das vezes constatadas”, afirma o diretor-executivo da Prolagos, José Carlos Almeida.
Na semana passada, uma megaoperação do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), com apoio da Prolagos, flagrou pontos de captação ilícita de água em Cabo Frio e São Pedro da Aldeia. A ação contou com auxílio de agentes da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e envolveu mais de 20 pessoas. Ao todo, foram desfeitas 31 ligações irregulares na rede de abastecimento e três pessoas foram detidas.
É possível denunciar o furto de água por meio do Linha Verde, nos telefones 0300 253 1177 (interior) e 2253-1177 (capital), no aplicativo para celular “Disque Denúncia Rio”, onde usuários com sistema operacional Android ou iOS podem acessar anexando fotos e vídeos, com a garantia de anonimato.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.