Uma operação de fiscalização realizada na manhã desta quinta-feira (6) no Alto da Rasa, em Cabo Frio, resultou na identificação de desmatamento ilegal, no embargo de construções irregulares e na apreensão de materiais utilizados na ocupação do local. A ação teve como foco combater crimes ambientais e parcelamento indevido do solo em um loteamento sem licença ambiental.
Durante a vistoria, foram constatadas diversas infrações, incluindo desmatamento em grande escala. Seis construções foram embargadas, três cercas removidas e 70 mourões de madeira apreendidos. O responsável pela área foi identificado e será autuado conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998).
A operação foi realizada pela Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima de Cabo Frio, em parceria com a Ronda Ostensiva Municipal (Romu). De acordo com o secretário Jailton Nogueira, a fiscalização faz parte de um esforço contínuo para coibir invasões e preservar a área.
“As operações de fiscalização seguirão até que todas as irregularidades sejam eliminadas e os responsáveis devidamente penalizados. Nosso compromisso é proteger o meio ambiente e garantir o cumprimento da legislação”, afirmou.
Denúncias sobre crimes ambientais podem ser feitas pelo telefone (22) 3199-1313, pelo e-mail meioambiente@cabofrio.rj.gov.br ou presencialmente na Rua José Bonifácio, 28, 2º andar, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).