08/07/2025 — 16:39
  (Horário de Brasília)

Fiscalização é reforçada em área com desmatamento e loteamentos irregulares em Cabo Frio

Vistoria recente apura intervenções ilegais em Maria Joaquina e possível ligação com denúncias em Búzios

Compartilhe

Equipes de fiscalização intensificaram as vistorias na região do Pântano da Malhada, em Maria Joaquina, bairro de Cabo Frio, onde foram registradas ações como desmatamento, aterro de áreas alagadas e abertura de vias clandestinas. As atividades estariam ocorrendo de forma irregular em uma área de preservação, segundo os agentes.

Uma nova vistoria foi realizada na manhã desta terça-feira (8), com o objetivo de monitorar o avanço das intervenções e levantar informações para os relatórios que serão enviados aos órgãos competentes. De acordo com os fiscais, os responsáveis pelas ações ainda não foram identificados. A suspeita é de que os trabalhos estejam sendo realizados durante a noite e nos fins de semana, o que dificulta a constatação em flagrante.

As ações estão sendo conduzidas por equipes da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima de Cabo Frio, em conjunto com a Guarda Marítima e Ambiental e com a 8ª Unidade de Policiamento Ambiental (UPAM).

Além da área central da ocorrência, os agentes também estão apurando possíveis ligações com loteamentos irregulares em áreas próximas à divisa com Búzios. A investigação busca verificar se há conexão entre as ocupações em território cabo-friense e denúncias registradas no município vizinho, onde práticas como grilagem, desmatamento e comercialização ilegal de terrenos estão sendo apuradas por órgãos estaduais. Relatórios indicam possíveis indícios de atuação de milícias nesses casos.

Intervenções em áreas protegidas ou sem a devida autorização são consideradas ilegais e podem ser alvo de sanções. Denúncias podem ser encaminhadas à Secretaria de Meio Ambiente ou aos órgãos de fiscalização ambiental.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias