Uma operação realizada na manhã desta sexta-feira (11) resultou na autuação de uma obra irregular dentro do Parque do Mico-Leão-Dourado, em Tamoios, distrito de Cabo Frio. A ação foi conduzida pela Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima, com apoio da 8ª Unidade de Polícia Ambiental (UPAM) e da Guarda Marítima Ambiental.
Durante a vistoria, os agentes constataram a ampliação de uma residência sem as licenças exigidas, incluindo a reforma de uma piscina, construção de um deck e descarte irregular de resíduos sólidos dentro da área protegida.
Na mesma operação, outras duas residências localizadas às margens do rio São João foram notificadas por terem sido reconstruídas ilegalmente. As construções já haviam sido parcialmente demolidas anteriormente por infrações ambientais. O Ministério Público Federal acompanha o caso e cobra o cumprimento das sanções aplicadas.
Também foi identificada a instalação de uma geladeira para armazenamento de gelo na beira do rio, prática proibida por colocar em risco o ecossistema local.
A Secretaria de Meio Ambiente informou que uma reunião com a UPAM foi realizada recentemente com o objetivo de ampliar as ações de fiscalização no entorno da unidade de conservação. A medida busca reforçar a proteção do parque e o cumprimento das normas ambientais.
Denúncias sobre irregularidades ambientais podem ser feitas pelo e-mail meioambiente@cabofrio.rj.gov.br ou pelo telefone (22) 3199-1313.









Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.