A Guarda Civil de Cabo Frio realizou, nesta terça-feira (19), uma operação voltada para fiscalização de motocicletas nos bairros Jardim Esperança e Itajuru. O objetivo principal foi coibir o uso de escapamentos adulterados e outras irregularidades no trânsito.
Durante a ação, mais de 100 motos foram abordadas. Entre elas, cerca de 30 apresentavam infrações como condução sem capacete, circulação sem placa, alteração de características originais e direção sem habilitação. Quatro veículos foram removidos para o Depósito Público Municipal.

Um dos condutores foi encaminhado para a 126ª Delegacia de Polícia (126ª DP) de Cabo Frio após ser flagrado utilizando conta de outra pessoa em aplicativo, o que se enquadra no artigo 307 do Código Penal. Em alguns casos, a regularização foi feita de imediato, como no episódio em que um motociclista substituiu o escapamento irregular pelo original no local.
A fiscalização foi conduzida em conjunto pela Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Grupamento de Trânsito Móvel (GTM) e Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis).
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, alterar o escapamento para aumentar o ruído, perfurar o cano, retirar o abafador ou instalar peças fora do padrão é considerado infração grave, sujeita a multa e retenção do veículo para regularização.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.