Uma operação conjunta realizada nesta quarta-feira (26) pela Prolagos, o Instituo Estadual do Ambiente (INEA) e a Polícia Civil resultou na identificação de cinco ligações clandestinas de água em Cabo Frio e Armação dos Búzios. As ações de fiscalização ocorreram em quatro locais distintos, abrangendo os bairros Jardim Esperança e Travessa Pau Brasil, além de um imóvel no centro de Búzios.
No Jardim Esperança, em Cabo Frio, os agentes descobriram três fraudes. Em um dos imóveis da Travessa Paraná, foi encontrada uma ligação clandestina. Já em outro ponto, na Rua Durval Silva, foi identificado um hidrômetro fraudado e um caminhão-pipa clandestino, que foi apreendido juntamente com uma bomba de água. Em sequência, mais uma ligação irregular foi flagrada na Travessa Alzira Soares dos Santos.
A operação seguiu para o município de Búzios, onde, na Travessa Pau Brasil, duas ligações clandestinas e três bombas d’água foram apreendidas. Embora não tenha havido prisões, os responsáveis serão identificados e notificados para regularização da situação.
De acordo com a Prolagos, a prática de fraudes no abastecimento de água pode causar impactos significativos à comunidade, afetando tanto residências quanto estabelecimentos comerciais. O gerente Comercial da empresa, Saimon Moreira, destacou a importância da colaboração da população para denunciar atividades suspeitas, ajudando a combater as fraudes que comprometem a qualidade do serviço.
Em 2024, a Prolagos realizou mais de 12 mil vistorias, com 8.955 fraudes identificadas, resultando em uma taxa de assertividade de 70%. Para denunciar atividades irregulares, a população pode entrar em contato pelo telefone ou WhatsApp da empresa, no número 0800 7020 195.
A execução de atividades de captação de água sem autorização pode acarretar multas que variam entre R$ 400 mil e R$ 1 milhão.



Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.






