Uma clareira irregular foi identificada nesta quarta-feira (3) no Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado, em Tamoios, distrito de Cabo Frio. O desmatamento foi flagrado por um drone durante operação de fiscalização. No local, a equipe encontrou cercas construídas com troncos de árvores derrubadas, que foram retiradas de imediato. A área segue sob monitoramento permanente.
A ação foi coordenada pela Secretaria de Segurança e Ordem Pública, por meio da Guarda Civil Municipal, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima. Também participaram equipes da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Grupamento Marítimo e Ambiental e Unidade de Policiamento Ambiental (Upam).
Segundo o inspetor Mateus Henrique, coordenador da Romu, a tecnologia tem permitido ampliar o alcance da fiscalização em Cabo Frio. “Com o drone conseguimos identificar a área desmatada por imagens aéreas e, em seguida, constatamos a devastação em solo. Esse tipo de tecnologia nos ajuda não só a proteger o meio ambiente, mas também a reforçar a segurança pública em toda a cidade”, afirmou.
O secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Clima, Jailton Nogueira, destacou que a adoção dos drones reforça a proteção ambiental e a segurança no município. “Estamos unindo tecnologia e presença em campo para proteger nossos parques, praias e áreas de preservação, garantindo mais segurança para todos os moradores e visitantes. Esse primeiro resultado comprova a importância de investir em inovação para coibir irregularidades e preservar o patrimônio ambiental de Cabo Frio”, disse.
As operações de monitoramento com drones passarão a ser frequentes, cobrindo diferentes áreas da cidade, dos parques às praias. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 153, da Guarda Civil Municipal, ou pelo número (22) 3199-1313, da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima.












Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.