04/09/2025 — 16:38
  (Horário de Brasília)

Fiscalização com drone encontra clareira irregular em área protegida de Cabo Frio

Cercas construídas com troncos de árvores foram removidas do local

Compartilhe

Uma clareira irregular foi identificada nesta quarta-feira (3) no Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado, em Tamoios, distrito de Cabo Frio. O desmatamento foi flagrado por um drone durante operação de fiscalização. No local, a equipe encontrou cercas construídas com troncos de árvores derrubadas, que foram retiradas de imediato. A área segue sob monitoramento permanente.

A ação foi coordenada pela Secretaria de Segurança e Ordem Pública, por meio da Guarda Civil Municipal, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima. Também participaram equipes da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Grupamento Marítimo e Ambiental e Unidade de Policiamento Ambiental (Upam).

Segundo o inspetor Mateus Henrique, coordenador da Romu, a tecnologia tem permitido ampliar o alcance da fiscalização em Cabo Frio. “Com o drone conseguimos identificar a área desmatada por imagens aéreas e, em seguida, constatamos a devastação em solo. Esse tipo de tecnologia nos ajuda não só a proteger o meio ambiente, mas também a reforçar a segurança pública em toda a cidade”, afirmou.

O secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Clima, Jailton Nogueira, destacou que a adoção dos drones reforça a proteção ambiental e a segurança no município. “Estamos unindo tecnologia e presença em campo para proteger nossos parques, praias e áreas de preservação, garantindo mais segurança para todos os moradores e visitantes. Esse primeiro resultado comprova a importância de investir em inovação para coibir irregularidades e preservar o patrimônio ambiental de Cabo Frio”, disse.

As operações de monitoramento com drones passarão a ser frequentes, cobrindo diferentes áreas da cidade, dos parques às praias. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 153, da Guarda Civil Municipal, ou pelo número (22) 3199-1313, da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias