Uma equipe do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) foi ameaçada e alvo de disparos de arma de fogo durante uma operação de fiscalização no bairro de Vilatur, em Saquarema, na quarta-feira (12). A equipe havia recebido uma denúncia de que caminhões e máquinas estavam trabalhando ilegalmente na extração de areia e saibro.
Ao chegarem ao local, os fiscais foram recebidos por um grupo de pessoas que estavam trabalhando na extração. O grupo cercou a equipe, ameaçou os fiscais e até parou um caminhão na frente da viatura do INEA. Os fiscais foram ainda alvo de tiros disparados por traficantes da localidade, segundo o Chefe de Fiscalização do INEA, Alexandre Pessanha da Mata.
A equipe do INEA conseguiu acionar a Polícia Militar, que fez um cerco ao local. Os policiais conseguiram encontrar a máquina retroescavadeira escondida no meio da mata, em uma área de proteção permanente (APP) e não tinha autorização para operar.
O INEA informou que vai continuar realizando operações de fiscalização para combater a extração ilegal de recursos naturais. O Instituto também pede a ajuda da população para denunciar casos de irregularidades ambientais.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.