Firjan SENAI leva cursos de qualificação profissional para os municípios da Região dos Lagos. Por meio de um Acordo de Cooperação Técnica foram formalizadas as parcerias com Iguaba Grande e Armação de Búzios para inserção de alunos no programa de gratuidade, com foco na formação de mão de obra especializada para o setor da Construção Civil. Inicialmente, para esses municípios, serão abertas 400 vagas (200 cada).
Em cada cidade serão abertas 10 turmas para quatro títulos de formação em diferentes áreas, entre as quais: Eletricista de Obras, Aplicador de Revestimentos Cerâmicos, Pintor de Edificações e Instalador de Sistemas Dry Wall. As turmas serão distribuídas pelos municípios em cursos com início previsto a partir do mês de novembro.
“A partir dessas parcerias conseguimos ampliar nossa atuação pelas cidades do interior do estado, atendendo demandas específicas para contribuir com o crescimento das regiões”, destacou o presidente da Firjan Leste Fluminense, Ricardo Guadagnin.
Em Búzios os cursos serão voltados para a formação de mulheres para atuação na área de Construção Civil. “Essa parceria vai transformar histórias, gerar renda e abrir portas para muitas mulheres de Búzios. É sobre capacitar, empoderar e conquistar a autonomia financeira das mulheres”, destacou Daniele Martins, da Secretaria da Mulher.
Os cursos pelos municípios expandem a atuação da Firjan SENAI pela Região dos Lagos. Com unidade instalada no município de São Pedro da Aldeia, a escola tem capacidade de atender as cidades do entorno com cursos para as áreas de Alimentos, Mecânico, Construção Civil, Administração, Energia e Tecnologia da Informação. Desde que foi inaugurada em setembro de 2019, já formou mais de 1800 alunos, nas mais de 170 turmas abertas em 36 tipos de cursos diferentes.
As parcerias com as prefeituras proporcionam maior acesso da população aos cursos profissionalizantes, que visam atender a demanda de formação de mão de obra para o mercado local. “Os cursos visam atender o mercado de trabalho da região, que tem potencial de crescimento. A formação profissional é essencial para a criação de um ambiente de negócios favorável e crescimento econômico da cidade”, destacou diretor regional do SENAI, Alexandre dos Reis.
Os cursos ofertados por meio dos ACTs serão ministrados nos respectivos municípios, com o intuito de facilitar o acesso dos alunos. Em Iguaba Grande, as aulas serão na Sala do Empreendedor de Iguaba Grande e na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda. Em Búzios, os cursos serão realizados na Secretaria Municipal da Mulher e na Casa da Mulher Buziana.
