Com o olhar para o cenário da nova indústria, que é mais inovadora, tecnológica e antenada às novas formas de consumo, os empresários da Região dos Lagos participaram de um dia de imersão ao portfólio da Casa Firjan, que funciona em Botafogo, no Rio de Janeiro. A Caravana Lider Lagos teve o intuito de mostrar a gama de serviços que serão fortalecidos pelo interior do estado a partir da nova unidade Firjan SENAI SESI Região dos Lagos, que será inaugurada em São Pedro da Aldeia, com capacidade de expandir os atendimentos pelos dez municípios do entorno.
A iniciativa reuniu representantes de diferentes eixos do Projeto Líder Lagos, entre os quais educação, infraestrutura, turismo e gestão pública. “Esses empresários vão retornar para as suas regiões com outra perspectiva para os seus negócios, pois tiveram a oportunidade de compreender mais profundamente sobre o suporte que a Firjan oferece, por meio das instituições SESI, SENAI, IEL e CIRJ, para proporcionar o crescimento das atividades nos seus diferentes segmentos. Estamos fomentando o movimento para melhor desenvolver a Região dos Lagos”, enfatizou o presidente da Firjan Leste Fluminense, Ricardo Fernando Guadagnin,
A Caravana Líder Lagos reuniu empresários envolvidos com entidades e iniciativas voltadas para o desenvolvimento econômico da Região dos Lagos. A medida buscou estimular iniciativas que contribuam para o estabelecimento de um ambiente de negócios favorável. O 1° vice-presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, enfatizou que a ação serviu como amostragem da gama de oportunidades que serão viabilizadas a partir da instalação da nova unidade Firjan SENAI SESI Região dos Lagos.
“Esperamos que essa unidade leve para a região um novo impulso, novas oportunidades, que seja um centro de referência de educação, profissionalização e desenvolvimento da região”, destacou Luiz Césio Caetano, ressaltando que por meio de toda a estrutura disponibilizada, a Firjan contribui para o fortalecimento dos potenciais do estado do Rio de Janeiro.
Portfólio da Casa Firjan
O grupo de empresários teve a oportunidade conhecer as diversas iniciativas da Casa Firjan, que contribuem para o estabelecimento de um novo posicionamento das empresas no mercado. São cursos, capacitações, workshops e consultorias promovidos por equipe de especialistas. Ao longo do dia de imersão, os empresários conheceram os laboratórios de fabricação digital, os FabLabs, e puderam ter a dimensão das diversas possibilidades de inovação para as empresas.
A empresária Vanderleia Patrícia Machado, do setor de Construção, com atuação em São Pedro da Aldeia, ressaltou a oportunidade de ampliar a percepção sobre as tendências de mercado. “Observamos aqui uma gama de possibilidades que contribuem para o desenvolvimento de toda a Região dos Lagos”, comentou a empresária, destacando que a atuação da Firjan em São Pedro da Aldeia será de grande importância para a formação de mão de obra qualificada para o mercado de trabalho.
A gerente de Ambiente de Inovação da Firjan, Julia Zardo, enfatizou a importância de iniciativas que tiram os empresários de seus territórios para que conheçam novos ambientes e consigam pensar em inovação. “Aqui o grupo teve contato com o que está acontecendo na atualidade, com as propostas de infraestrutura e economia, mas também tiveram acesso ao FabLab, ao Soft Power, com o futuro, tendências e passam a pensar em inovação de uma outra forma, criando laços no território que façam conexão com o nosso conteúdo”, destacou.
Ao longo do dia, os empresários também participaram de grupos temáticos para debater sobre educação, economia e infraestrutura. Essa é uma proposta permanente da atuação da federação pelas regionais do estado. Constantemente os empresários de diferentes territórios são motivados a participar de eventos como feiras de negócios e iniciativas de aprendizagem como a realizada pela Caravana.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).