15/01/2025 — 08:41
  (Horário de Brasília)

Firjan promove debate com empresários da Região dos Lagos sobre o futuro da indústria

Evento teve o intuito de mostrar a gama de serviços que serão fortalecidos a partir da nova unidade Firjan SENAI SESI Região dos Lagos, que será inaugurada em São Pedro da Aldeia

Compartilhe

Com o olhar para o cenário da nova indústria, que é mais inovadora, tecnológica e antenada às novas formas de consumo, os empresários da Região dos Lagos participaram de um dia de imersão ao portfólio da Casa Firjanque funciona em Botafogo, no Rio de Janeiro. A Caravana Lider Lagos teve o intuito de mostrar a gama de serviços que serão fortalecidos pelo interior do estado a partir da nova unidade Firjan SENAI SESI Região dos Lagos, que será inaugurada em São Pedro da Aldeia, com capacidade de expandir os atendimentos pelos dez municípios do entorno.

A iniciativa reuniu representantes de diferentes eixos do Projeto Líder Lagos, entre os quais educação, infraestrutura, turismo e gestão pública. “Esses empresários vão retornar para as suas regiões com outra perspectiva para os seus negócios, pois tiveram a oportunidade de compreender mais profundamente sobre o suporte que a Firjan oferece, por meio das instituições SESI, SENAI, IEL e CIRJ, para proporcionar o crescimento das atividades nos seus diferentes segmentos. Estamos fomentando o movimento para melhor desenvolver a Região dos Lagos”, enfatizou o presidente da Firjan Leste Fluminense, Ricardo Fernando Guadagnin,

A Caravana Líder Lagos reuniu empresários envolvidos com entidades e iniciativas voltadas para o desenvolvimento econômico da Região dos Lagos. A medida buscou estimular iniciativas que contribuam para o estabelecimento de um ambiente de negócios favorável. O 1° vice-presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, enfatizou que a ação serviu como amostragem da gama de oportunidades que serão viabilizadas a partir da instalação da nova unidade Firjan SENAI SESI Região dos Lagos.

“Esperamos que essa unidade leve para a região um novo impulso, novas oportunidades, que seja um centro de referência de educação, profissionalização e desenvolvimento da região”, destacou Luiz Césio Caetano, ressaltando que por meio de toda a estrutura disponibilizada, a Firjan contribui para o fortalecimento dos potenciais do estado do Rio de Janeiro.

Portfólio da Casa Firjan

O grupo de empresários teve a oportunidade conhecer as diversas iniciativas da Casa Firjan, que contribuem para o estabelecimento de um novo posicionamento das empresas no mercado. São cursos, capacitações, workshops e consultorias promovidos por equipe de especialistas. Ao longo do dia de imersão, os empresários conheceram os laboratórios de fabricação digital, os FabLabs, e puderam ter a dimensão das diversas possibilidades de inovação para as empresas.

A empresária Vanderleia Patrícia Machado, do setor de Construção, com atuação em São Pedro da Aldeia, ressaltou a oportunidade de ampliar a percepção sobre as tendências de mercado. “Observamos aqui uma gama de possibilidades que contribuem para o desenvolvimento de toda a Região dos Lagos”, comentou a empresária, destacando que a atuação da Firjan em São Pedro da Aldeia será de grande importância para a formação de mão de obra qualificada para o mercado de trabalho.

A gerente de Ambiente de Inovação da Firjan, Julia Zardo, enfatizou a importância de iniciativas que tiram os empresários de seus territórios para que conheçam novos ambientes e consigam pensar em inovação. “Aqui o grupo teve contato com o que está acontecendo na atualidade, com as propostas de infraestrutura e economia, mas também tiveram acesso ao FabLab, ao Soft Power, com o futuro, tendências e passam a pensar em inovação de uma outra forma, criando laços no território que façam conexão com o nosso conteúdo”, destacou.

Ao longo do dia, os empresários também participaram de grupos temáticos para debater sobre educação, economia e infraestrutura. Essa é uma proposta permanente da atuação da federação pelas regionais do estado. Constantemente os empresários de diferentes territórios são motivados a participar de eventos como feiras de negócios e iniciativas de aprendizagem como a realizada pela Caravana.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo